BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Turistas precisarão de QR code para entrar na Rússia a partir de segunda (30)

Nova regra começa em 30 de junho e vale para brasileiros; autorização eletrônica deve ser solicitada com 72h de antecedência

A partir da próxima segunda-feira (30), turistas que não precisam de visto para entrar na Rússia — como os brasileiros — deverão apresentar uma autorização eletrônica de viagem em formato de QR code. A nova exigência faz parte de uma modernização dos controles de fronteira do país e será implementada inicialmente em fase de testes por um ano.

A regra vale para todos os estrangeiros isentos de visto, independentemente do ponto de entrada, seja terrestre, marítimo ou aéreo. O cadastro deve ser feito com pelo menos 72 horas de antecedência, pelo site oficial russo Gosuslugi ou pelo novo aplicativo móvel ruID.

O preenchimento do formulário exige informações sobre a viagem e envio de dados biométricos, como foto facial, imagem do passaporte e gravação de voz. Com a validação, o sistema libera o QR code que será exigido na entrada do país.

Por enquanto, a obtenção do código será opcional, mas o governo russo já sinalizou que a autorização será obrigatória assim que o sistema estiver 100% operacional. “A Rússia segue a tendência global de digitalizar o controle migratório. Com isso, busca reforçar a segurança e organizar melhor a chegada de visitantes estrangeiros”, informou o Ministério de Desenvolvimento Digital da Rússia em nota oficial.

A medida impacta diretamente o turista brasileiro, que pode permanecer no país por até 90 dias sem visto. Estão isentos da regra diplomatas, menores de 6 anos, cidadãos da Bielorrússia e portadores de visto russo válido.

Além de turistas, o novo sistema também vale para quem viaja a negócios ou faz conexão em território russo. O aplicativo ruID estará disponível em vários idiomas e permitirá que o viajante consulte seus dados, solicite a autorização e receba alertas oficiais durante a viagem.

Com voos diretos entre o Brasil e a Rússia ainda limitados, a medida também afeta passageiros que usam Moscou como hub para voos à Ásia ou à Europa Oriental.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Companhia aérea Voepass tem licença cassada...

Decisão ocorre após operação assistida e suspensão iniciada em março; empresa perdeu capacidade de supervisão e não poderá mais operar voos

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Latam inaugura rota sazonal entre São...

Operação reforça conectividade entre Brasil e Argentina durante a temporada de inverno e segue até agosto

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS