São Paulo (SP) – A Pátria Consolidadora aproveita a 53ª Abav Expo para ampliar a exposição da marca e apresentar novos produtos e serviços ao mercado. Pela primeira vez com um na feira, a empresa lançou o programa de fidelidade Sou Mais, que permitirá trocar pontos por Pix, brindes e experiências com companhias aéreas.
A programação também apresentou as três marcas do grupo, Pátria Consolidadora, Pátria Operadora e Aeropátria, e contou com ativações em parceria com fornecedores. “Escolhemos estar presentes na Abav Expo de São Paulo para que a gente pudesse efetivamente deixar nossa marca”, afirma André Dentzen, diretor da Pátria Consolidadora.
Entre os novos serviços está o Travessia, voltado a um atendimento mais exclusivo, além de um departamento de vendas externas criado para auxiliar agentes de viagens em solicitações que costumam gerar dificuldades no pós-venda, como carrinho de bebê, alimentação especial, bagagem e transporte de pets. “Estamos com um setor para ajudar o agente de viagem nessas solicitações e demandas, para tentar facilitar mais a vida do profissional do Turismo”, explica Dentzen. A proposta é complementar o atendimento realizado pelos portais e GDSs com uma equipe dedicada a demandas específicas.
No desempenho, a consolidadora projeta crescimento de 62% a 63% no segundo ano de operação. No primeiro ano, de abril a abril, a empresa havia registrado alta de 148%. “Estamos falando de 200% nesses dois anos de operação. Então, é surpreendente até para nós o que está acontecendo”, destaca Dentzen. Segundo ele, a empresa manteve estabilidade mesmo diante de oscilações no mercado e registrou em setembro vendas ligeiramente superiores às de agosto. A Pátria também atribui parte do movimento aos negócios gerados pela Pátria Operadora, lançada oficialmente nesta semana, e pela Aeropátria.
Eventos e relacionamento
A empresa também mantém iniciativas presenciais para estreitar o relacionamento com o trade, especialmente com pequenos e médios agentes. Entre elas estão o Prosa Pátria, que reúne agentes e fornecedores para apresentações e capacitações, e o Boteco Pátria, encontro informal em que a equipe conversa com profissionais sobre necessidades e pontos de melhoria. “Levamos um grupo de agentes para um boteco para molhar as palavras e conversar um pouquinho de como é que estão as coisas, o que estão precisando, o que a gente pode melhorar”, comenta Dentzen. A Pátria também participa de mentorias pelo país e, segundo o diretor, utiliza esses espaços para incentivar a atuação dos pequenos agentes.
A partir de outubro, a Pátria passa a trabalhar também com o RICE, sigla criada pela empresa para o departamento de Reuniões, Incentivos, Congressos e Eventos. A área será responsável por grupos de incentivo, negócios e eventos especiais, complementando a atuação do setor de grupos. Pati Figueiredo, gerente de Marketing & Fornecedores, também destaca o Estúdio Pátria, espaço criado no escritório da empresa para que companhias aéreas apresentem diretamente seus produtos e novidades ao mercado. “Nada é melhor do que a própria pessoa para falar do seu produto”, explica.
Para o encerramento de 2026, a Pátria ainda participa da BTM, em Fortaleza (CE), e do Festuris, em Gramado (RS), ambas com estande, além de levar uma caravana para a BTM. Para Dentzen, a estratégia da empresa é crescer mantendo uma comunicação direta com o agente. “Não dá para inventar a roda, a consolidação é isso aí que a gente conhece, mas eu acho que o grande lance da Pátria é trazer tudo com muita simplicidade”, afirma. “Muito simples, muito descomplicado, no mineirês, cafezinho com pão de queijo, sempre dá tudo certo”, conclui.






