BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,43

MTur e OnuTurismo firmam parceria para promover a inclusão de gênero no setor

O Ministério do Turismo (MTur) e a Onu Turismo formalizaram um acordo de cooperação internacional para a tradução e distribuição de três publicações voltadas à promoção da inclusão de gênero no setor turístico. O contrato, com vigência até 3 de fevereiro de 2028, foi assinado em Madri, na Espanha, pela secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, e pela diretora executiva da Onu Turismo, Zoritsa Urosevic, acompanhada do diretor regional para as Américas da organização, Gustavo Santos.

O acordo prevê a tradução para o português do Informe Regional das Mulheres no Turismo na América Latina e no Caribe (originalmente em espanhol), das Diretrizes para a Integração de Gênero no Setor Público de Turismo e da Estratégia Inclusiva de Gênero para Empresas de Turismo (ambos em inglês). As obras estarão disponíveis no site do Ministério do Turismo e a previsão é que a distribuição seja concluída em até 12 meses após a assinatura do contrato.

“São publicações de extrema importância e que estarão disponíveis para os países de língua portuguesa no mundo todo. Esta iniciativa permitirá que mais profissionais do setor tenham acesso a diretrizes essenciais para a inclusão de gênero no turismo, contribuindo para um mercado mais igualitário, justo e representativo”, destacou Ana Carla Lopes.

A iniciativa reforça o papel de liderança do Brasil nas discussões globais sobre turismo. Desde 2023, o país abriga uma sede do escritório da Onu Turismo no Rio de Janeiro, responsável por representar os interesses da América Latina e do Caribe no cenário internacional. O escritório também atua para ampliar a atração de turistas estrangeiros para a região.

Outro marco relevante é a eleição do ministro do Turismo, Celso Sabino, para a presidência do Conselho Executivo da Onu Turismo, sendo o primeiro brasileiro a ocupar o cargo. O feito evidencia a importância crescente do Brasil no turismo global, tanto como destino quanto como protagonista em políticas de desenvolvimento sustentável.

“Em um momento especial em que o país recebe o primeiro escritório da Onu Turismo para a América Latina, a assinatura deste contrato reafirma o compromisso da entidade e do MTur com a inclusão e o desenvolvimento sustentável do turismo em escala global”, finalizou Ana Carla Lopes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS