BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Senacon retoma processo contra Hurb, e especialista alerta para riscos legais

Após suspensão de TAC, advogada critica postura da empresa e destaca falta de transparência com consumidores e parceiros

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) anunciou, nesta quinta-feira (10), a suspensão definitiva das negociações com a Hurb e a retomada do processo administrativo contra a empresa. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado há um ano, foi oficialmente considerado inviável após uma série de entraves operacionais, jurídicos e financeiros.

“Foram 12 meses de negociação sem que a empresa demonstrasse efetivamente a possibilidade de cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, sem a entrega de documentação comprobatória, além de alterações dos representantes legais e a inviabilidade operacional, técnica e financeira”, declarou a Senacon em nota oficial.

A decisão reacende o debate sobre a conduta da empresa, que enfrenta duras críticas por deixar consumidores desassistidos em diversas regiões do país. Para Renata Abalém, advogada, diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (IDC) e integrante da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/SP, o cenário evidencia uma grave falha de transparência. “Essa decisão reforça o comprometimento da Senacon para com os consumidores e o mercado em geral. A demora entre o anúncio do TAC e sua formalização já anunciava que algo estaria errado. A Hurb utilizou-se deste expediente para ganhar tempo e conseguir investidores, e inclusive para que alguns consumidores tivessem seu direito prescrito”, analisa.

Segundo a especialista, a postura da empresa “reflete uma estratégia empresarial que prioriza a autopreservação em detrimento da responsabilidade e ética”. Ainda de acordo com Abalém, a conduta da Hurb “revela uma alarmante falta de compromisso com a transparência e a ética empresarial” e pode gerar impactos negativos em suas relações comerciais.

A advogada defende medidas mais rígidas para proteção dos consumidores: “É imperativo que medidas sejam tomadas para proteger os consumidores e restaurar a integridade no mercado de turismo.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Latam inaugura rota sazonal entre São...

Operação reforça conectividade entre Brasil e Argentina durante a temporada de inverno e segue até agosto

Catar fecha espaço aéreo por segurança...

Medida é preventiva e responde a aumento de instabilidade entre Irã, Israel e Estados Unidos na região do Golfo

Cruzeiros Disney ampliam rotas e chegam...

Cruzeiros da Disney Cruise Line exploram fiordes, ilhas remotas e capitais históricas, com novas embarcações previstas até 2031

Acidente de balão: Crescimento do turismo...

Setor bate recordes de visitantes, mas enfrenta desafios como informalidade, falta de capacitação e riscos operacionais

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS