Em busca de diminuir os impactos ambientais que suas operações geram no planeta, a Atrio Hotel Management uniu-se ao Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBND) e entrou no Programa Selo Neutro de Carbono. A meta é neutralizar a emissão de carbono de todos os hotéis administrados, como Ibis Santos Valongo e Novotel Santos Gonzaga que são os primeiros hotéis certificados. Adotadas desde 2017, compras via mercado livre de energia já garantiram economia de quase R$ 4 milhões.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a atividade é responsável por 8% das emissões globais de carbono (2019). É uma conta complexa, que inclui desde o transporte aéreo e terrestre dos passageiros, até o consumo de água dos viajantes nos destinos. Mas uma parte das “pegadas” de carbono são deixadas nos locais de hospedagem, nos quais há um grande consumo de energia elétrica, materiais plásticos e geração de lixo.

“O nosso negócio está muito ligado às diretrizes climáticas da ONU. Temos que reconhecer que nossa atividade gera impacto ambiental e que precisamos trabalhar para diminuí-lo, em linha com a sustentabilidade do negócio e do setor, além de integrar, de forma efetiva e objetiva, a pauta do turismo responsável que é de todos nós”, diz Beto Caputo, presidente da empresa.

No final de um ano de projeto, o IBND faz o cálculo, seguindo os coeficientes do ministério da Energia do Brasil, que resulta no número de árvores a serem plantadas para compensar as emissões dos últimos 12 meses. As mudas vão fazer parte de uma área de reflorestamento da Atrio.

Para Rogério Iório, presidente do IBND, a questão climática não é mais algo para o futuro, é para agora. “Os projetos de Neutralização de Carbono do IBDN têm como objetivo colaborar com as empresas interessadas em diminuir seus impactos no planeta e ainda viabilizar a recuperação de áreas degradadas em parques e reservas, através do plantio de árvores nativas”, diz.

Rui Medeiros, diretor regional de Operações da Atrio Hotel Management, explica que o projeto pretende engajar clientes e funcionários. Adicionalmente, as ações sustentáveis vão seguir as condições e necessidades de cada hotel. “Vamos partir de um plano macro e olhar o micro. Mas iniciativas como economia de água, diminuição do uso de plástico, separação do lixo, por exemplo, serão comuns a todos os nossos hotéis”, explica.