Para Débora Gonçalves, secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo (MTur), o Brasil é um “destino tendência” para 2022. A declaração, dada sem dados concretos sobre a previsão da atividade turística no país para o ano, aconteceu durante encontro virtual da Latin America Travel Association (Lata), na terça-feira (11).

Em reunião que debateu ações e estratégias turísticas para países do grupo, a executiva citou ainda o potencial do Brasil em segmentos específicos ligados a natureza. Ela se juntou a representantes de órgãos turísticos de Belize, Colômbia, Chile, Equadros, México, Nicarágua, Panamá e Peru

“O Brasil é um grande ator no turismo pós-pandemia, por sua enorme potencialidade para o ecoturismo. Temos seis biomas únicos e mais de oito mil quilômetros de costa, o que nos torna um país excepcional como produto de sol e praia e de natureza”, diz Débora.

Outros destaques

De forma geral, os integrantes da Lata também concordam que a tendência para este ano fica em torno de três especificidades: turismo doméstico, de negócios e de natureza.

Além disso, o trabalho remoto também foi relacionado ao turismo, trazendo a oportunidade de viajar em qualquer época do ano.

De modo geral, a Lata busca a promoção da América Latina como destino turístico único. A associação é composta por mais de 360 empresas, incluindo conselhos de turismo, companhias aéreas, hotéis, operadores turísticos, empresas de representação e imprensa especializada em viagens.