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Aerolí­neas ligará SP a Ushuaia e San Martin de Los Andes em julho

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A Aerolíneas Argentinas segue investindo pesado no mercado brasileiro. A companhia, que já havia anunciado o voo ligando São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) a Bariloche, terá também operações para Ushuaia e San Martin de Los Andes, além do retorno da rota para El Calafate, a partir de 2 de julho.

Os voos ampliam ainda mais a oferta da empresa no Brasil, que já atende Rio de Janeiro (14 voos por semana), Salvador (dois voos por semana), Brasília, Curitiba e Porto Alegre (quatro voos cada). Já em São Paulo, com as novas operações de inverno que incluem ainda rotas para Salta, já são 21 frequências por semana.

Assim, a Aerolíneas Argentinas irá alcançar o mesmo volume de voos registrados no período pré-pandemia da covid-19. Porém, apesar dos mesmo número de rotas operadas, a oferta de assentos será 12% do que aquela de 2019, marcando o fim simbólico da pandemia.

“O mercado brasileiro tem grande importância para nós e estamos trazendo o incremento de oferta em um momento em o trade procura mais opções para levar os clientes para a Argentina”, apontou Fabian Lombardo, diretor Comercial da Aerolíneas.

Os voos do Brasil para o Aeroparque, em Buenos Aires, terão conexão direta com toda a rede de voos domésticos da companhia aérea.

Viagens corporativas recuperam faturamento do perí­odo pré-pandemia

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O setor de viagens corporativas praticamente retomou, em março deste ano, o faturamento do mesmo mês de 2019, ou seja, antes da pandemia, evento que prejudicou os negócios em 2020 (principalmente) e 2021.

Em março, o faturamento de todos os segmentos de viagens corporativas atingiu R$ 869 milhões, apenas 2% abaixo da marca de março de 2019, quando registrou R$ 890 milhões. No acumulado do primeiro trimestre deste ano, o resultado foi de R$ 1,856 bilhão, ainda 27% abaixo dos números de 2019.

Segundo o estudo o faturamento está crescendo, mas o número de viajantes não segue o mesmo ritmo e registrou queda de 40% em março em relação ao mesmo mês de 2019.

”O total de bilhetes emitidos tem uma relação direta com a inflação do setor e alta dos preços, que está sendo liderado pelo setor aéreo, cujo peso no volume de transações em viagens é de quase 70%.  Além disso, há uma nova tendência de redução de viagens aéreas mais curtas de alguns setores, visando a otimização do tempo, que se intensificou com a pandemia e o trabalho home office”, avalia Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp.

“As viagens mais longas estão retomando o seu ritmo, além de outros setores como infraestrutura, agro e logística que tem demandado muita movimentação”, conclui Tanabe.

Segundo os estudos da Abracorp, que analisa 11 setores do mercado, no mês de março, todos crescerem em relação aos anos anteriores. Serviços aéreos faturaram R$ 576 milhões, frente a R$ 300 milhões em fevereiro e R$ 577 milhões em março 2019.

Outro segmento positivo foi o de hotéis, que faturou R$ 225 milhões, ficando acima dos R$ 218 milhões em 2019. “São boas notícias, sem dúvida, porém os resultados das agências corporativas não acompanham esse crescimento no faturamento do setor, em razão da elevação dos custos operacionais e dificuldade na contratação de mão de obra, que afetam sua produtividade”, diz Tanabe

O setor de agências de viagens chegou a perder em torno de 50% dos empregos entre 2019 e 2021, em razão da retração das viagens corporativas. Em 2022, porém, na avaliação da Abracorp, já se espera uma recuperação dos empregos, que vêm sendo retomados desde o início deste ano.

Anseditur realiza primeira Marcha dos Secretários de Turismo em Brasí­lia

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A Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) anunciou que estará realizando, entre os dias 25 e 28 de abril, a primeira Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília. A cerimônia de abertura acontece na segunda-feira, às 14h, com a presença de Carlos Britto, ministro do Turismo, e Silvio Nascimento, presidente da Embratur.

O evento contará com palestras de nomes relevantes dos segmentos de bares e restaurantes, companhias aéreas, agências de viagens, eventos, Convention & Visitors Bureau, tecnologia, e mais.

Marcha dos Secretários - Anseditur

Cacau de Paula, presidente da Anseditur e secretária de Turismo e Lazer do Recife, ressalta que a Marca dos Secretários é “crucial para que gestores municipais possam colocar em prática o aprendizado, servindo não só para o fortalecimento das Secretarias mas da atividade no Brasil em geral”.

“Neste momento de retomada, percebemos um aumento significativo nas viagens domésticas, um reflexo dos anos de pandemia e da instabilidade internacional. Este movimento mudou a percepção do turista brasileiro, que passou a redescobrir o país e, consequentemente, a redescobrir os municípios turísticos”, pontua.

Confira a programação completa do evento

1ª Dia: Segunda Feira, 25 de abril 

  • 14h – Abertura 
    • Cacau de Paula – Secretária de Turismo e Lazer do Recife e Presidente da ANSEDITUR; Ângelo Sanches – Presidente de honra da ANSEDITUR; Willian Almeida – Secretário de Turismo do Distrito Federal; Silvio Nascimento – Presidente da EMBRATUR; Carlos Brito – Ministro do Turismo 
  • 15h – O trabalho desenvolvido pela ANSEDITUR e como se associar
    • Cacau de Paula – Secretária de Turismo e Lazer do Recife e Presidente da ANSEDITUR; Meyre France – Secretária Executiva da ANSEDITUR.
  • 15h30 – Perspectivas do setor de empresas aéreas para os próximos anos
    • Daniel Bicudo – Diretor de Marketing da Azul Linhas Aéreas 
  • 16h30 – Microfone Aberto 
  • 17h30 – Governança Pública Municipal: transformando sua administração
    • Ministro Augusto Nardes – TCU 
  • 18h – Encerramento 

2ª Dia: Terça Feira, 26 de abril

  • 14h – Abertura 
  • 14h30 às 16h – Principais projetos de leis que estão tramitando na Câmara Federal 
    • Deputado Bacelar – Presidente da comissão de Turismo da Câmara Federal; Deputado Felipe Carreras – Autor do projeto do PL 5638/2020 – PERSE 
  • 16h – 5 principais atrativos para tornar sua ida para Balneário Camboriú – “benchmarking” 
    • Geninho Goes – Secretário de Turismo de Balneário Camboriú 
  • 16h30 – Quais os impactos do segmento de bares e restaurantes para a indústria do turismo nos municípios 
    • Paulo Solmucci – Presidente da Associação Nacional dos Bares e Restaurantes – ABRASEL 
  • 17h30 – Mapeamento da Gestão Pública de Turismo, resultados preliminares
    • Graziela Vilela, Representante da Turismo 360º
  • 18h – Encerramento do Evento

3ª Dia: Quarta Feira, 27 de abril 

  • 14h – Abertura 
  • 14h20 – Como um “Convention e Visitors Bureau” pode trabalhar na promoção e desenvolvimento dos municípios 
    • Toni Sando – Presidente UNEDESTINOS – União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos 
  • 15h40 – A importância da participação dos destinos de turismo nas feiras nacionais e internacionais 
    • Jerusa Hara, Diretora Executiva da ABAV Nacional 
  • 16h – Microfone Aberto – Secretário 
    • Homenagem – Amigos ANSEDITUR 
  • 16h20 – Estratégias de utilização das ferramentas do Google a favor dos destinos Brasileiros 
    • Danilo Azevedo de Souza – Account Executivo Google. 
  • 17h20 – Análise da situação da malha aérea do país 
    • Renata Fonseca – Diretora Jurídica e Relações Governamentais da GOL Linhas Aéreas 
  • 18h – Encerramento do Evento 

4ª Dia: Quinta Feira, 28 de abril 

  • 14h – Abertura 
  • 14h30 – Trabalho da Embratur na Promoção Internacional do Brasil
    • André Reis-Gerente de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital da Embratur
  • 15h30 – Mesa redonda com as Secretarias Nacionais do Ministério do Turismo
    • Luís Vannucci – Secretário Nacional de Infraestrutura Turística; Débora Gonçalves Secretária Nacional de Atração de Investimento, Parcerias e Concessões e Fábio Pinheiro- Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo
  • 17h30 – Encerramento do Evento

Bradesco Cartíµes é o novo mantenedor da Alagev

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A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) anunciou, nesta segunda-feira (25), o Bradesco Cartões como integrante da lista de mantenedores. A oficialização coroa uma relação benéfica entre empresa e entidade, que já se comunicam há certo tempo.

“A Alagev e o Bradesco Cartões vêm concentrando esforços há bastante tempo para facilitar a gestão das empresas no que se refere a soluções de pagamento para gastos nesse segmento (travel & expense – T&E, ou viagem e despesa)”, afirmou a Alagev no comunicado oficial. 

De acordo com Manoel Vale, gestor de Relacionamento com o Mercado de Viagens Eventos Corporativos do Bradesco Cartões, o mote é continuar contribuindo para o desenvolvimentos da atividades corporativas no Brasil.

“O país está atingindo uma maturidade no que se refere a utilização de soluções de pagamento, cartões corporativos físicos e virtuais. O Bradesco Cartões se orgulha de ser pioneiro no desenvolvimento de produtos para gastos T&E, os quais facilitam processos de contas a pagar e a receber, eliminando riscos e custos desnecessários para todos que atuam nessa cadeia de valor”, explica.

A Bradesco Cartões, portanto, se junta a mantenedores ligados a diversos segmentos e conectados aos eventos e viagens corporativas. O grupo conta com: Air France/KLM, BeFlyBWH Hotel Group, Clara, Copastur, Elo, Gol, Grupo R1, Inteegra, SAP Concur e Omnibees.

Argentina acredita em força dos cruzeiros para 2023

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Argentina
Argentina - Foto: Divulgação

Com expectativa de aumento de 15% no fluxo de turistas vindos de cruzeiros, a Argetina aguarda uma temporada marítima positiva. Ao todo, o país recebe seis companhias de cruzeiros na próxima temporada, entre o período de outubro de 2022 e abril de 2023. A projeção também se relaciona com a maior capacidade das embarcações.

O aumento do número de navios atracando nos portos da Argentina também se relaciona com a comunicação de Ricardo Sosa, secretário executivo do Inprotur, com Marco Ferraz, presidente da da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil).

Apesar de não influenciar diretamente na operação internacional, Ferraz mostrou que o aumento de viajantes no segmento é feito com a prospecção de embarcações maiores. Com a negociação do órgão turístico argentino, portanto, a temporada de cruzeiros entre o Brasil e a Argentina terá 170 dias.

“Isto é uma amostra do interesse que existe pelo nosso país e pelos avanços quanto à recuperação do turismo receptivo. Deve-se ter em conta que na pré-pandemia a América do Sul concentrava apenas 2% de todos os cruzeiros do mundo, pelo que temos uma grande potencialidade de crescimento. Por isso, com a Cloa, temos um objetivo de ter 93 novos barcos até 2027”, explicou Sosa.

De acordo com ele, a ideia com a atuação conjunta é também desenvolver novos destinos, buscar um fluxo de cruzeiros para todo o ano e administrar mais noites de estadia.

Itapemirim: ideia é voltar a operar em 8 capitais, segundo novo dono

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A compra da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) pela Baufaker Consulting continua a apresentar desdobramentos. A negociação de R$ 400 milhões, que inclui o Ita Bank, ganhou um novo capítulo, após Galeb Baufaker Júnior, novo proprietário da aérea, afirmar que quer atuar em oito capitais.

Em entrevista ao Uol, o empresário citou que os processos para a compra estão em fases de conclusão e, da mesma forma, o retorno às operações. O número de destinados citados representa quase toda a malha aérea antiga da Itapemirim, que chegou a atender 11 cidades brasileiras.

Para voltar a voar, Baufaker terá a disposição cinco aeronaves, faltando assim a reativação do Certificado de Operador Aéreo (Coa). O documento da Itapemirim foi suspenso pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que ocasionou a paralisação dos voos desde 17 de dezembro.

“O que manteve a Itapemirim Transportes Aéreos funcionando até o momento da parada brusca foi a capacitação e qualidade dos seus profissionais”, afirmou o executivo.

Compra da Itapemirim

Apesar de ainda nebulosa, a aquisição da Itapemirim Transportes Aéreos e da Ita Bank, envolvida no pacote com a companhia aérea, foi desmistificada por Baufaker.

Dentro do valor citado acima, correspondente às duas empresas, R$ 180 milhões são para pagamento de dívidas, além de R$ 220 milhões se voltarem a investimentos e capital de giro. A procedência do aporte, segundo o executivo, vem de fundos creditórios e investidores.

Além disso, a volta da operação da Itapemirim será mais difícil que o aparente. Em primeira instância, ambas empresas compradas serão desfiliadas do Grupo Itapemirim, além das dívidas terem de ser quitadas. Somente a Ita, de acordo com último balanço, em janeiro, teria acumilado R$ 34 milhões em dívidas.

“O legado, se ele é bem construído, não acaba. Todos os problemas podem acontecer, mas é ‘A Itapemirim'”, citou Baufaker ao Uol.

Disney pode perder status de distrito especial na Flórida

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A Disney pode perder sua autonomia atual de governo local na região de seu parque em Orlando, na Flórida. O status, que transforma o local em uma espécie de distrito especial, pode ser revogado após polêmica envolvendo a empresa e o governador do estado, Ron DeSantis.

A decisão do governo estadual em retirar a autonomia atual da Disney foi desencadeada após uma mudança da legislação da Flórida. Em março, DeSantis assinou uma lei proibindo o ensino de assuntos que se relaciona à orientação sexual e identidade de gênero no ensino fundamental.

Após algumas semanas em silêncio, Bob Chapek, diretor-executivo da Disney, se pronunciou contra a medida aprovada pelo governador. A declaração fez com que o estado, então, cogitasse retirar o auto governo da empresa.

“(A Disney) é uma empresa com sede em Burbank, Califórnia, e usa seu poder econômico para atacar os pais do meu estado. Vemos isso como uma provocação e vamos lutar contra isso”, declarou DeSantis ao assinar a lei, de acordo com a rede NBC.

O distrito especial da Disney, o Reedy Creek Improvement District, foi aprovado em 1967 pelos congressistas da Flórida para facilitar a construção do parque Walt Disney World perto de Orlando.

Ao todo, o parque ocupa um espaço de 100 km² e inclui duas cidades e terrenos nos condados de Orange e Osceola, no centro do estado.

A decisão de anular o estatuto especial levantou dúvidas sobre o futuro da área onde está localizado.

Segundo as leis estaduais, se o distrito especial for dissolvido, a principal consequência é que seus bens e dívidas serão transferidos para os governos locais que circundam o território.

Neste caso, Orange e Osceola podem acumular US$ 2 bilhões em dívidas da Disney.

Flot Viagens levará 45 agentes para a Tuní­sia em maio

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A Flot Viagens levará 45 agentes para a Tunísia entre os dias 9 e 19 de maio em um FAM especial. Na sexta-feira (22), Rubens Hannun, cônsul honorário do país, esteve na sede da operadora.

Segundo a Flot Viagens, o Ministério de Turismo da Tunísia está interessado em investir no mercado brasileiro, criando um pool de operadoras para impulsionar e vender o destino.

Para o chamado Mega Famtour a empresa tem apoio da Lufthansa, Embaixada da Tunísia no Brasil, Organização Nacional de Turismo da Tunísia (ONTT), Golden Experience (receptivo no país) e do Consulado Honorário da Tunísia em São Paulo.

“Temos a satisfação de levar um importante grupo de agentes dos Estados de São Paulo, de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, do Paraná e do Rio Grande do Sul”, disse José Eduardo Barbosa, diretor da Flot Viagens.

“Vamos capacitá-los vivenciando o destino e isso fará toda a diferença no incremento de vendas no período de 2022/2023”, concluiu o executivo.

Primeiro A350 da ITA Airways iniciará operaçíµes em junho

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Ita Airways voos roma
Foto: Divulgação

A primeira aeronave A350-900 destinada à ITA Airways, companhia italiana que sucede a Alitalia, fez seu voo teste inaugural com a pintura azul da nova empresa nesta segunda-feira (25), antes de entrar em serviço em junho.

Por hora, a aeronave da ITA Airways iniciou voos preparatórios na sede da Airbus em Toulouse (França) e deve servir rotas de longa distância para Los Angeles, Buenos Aires, São Paulo e Tóquio já neste verão do hemisfério Norte.

O primeiro A350 da ITA, originalmente destinado ao HNA Group da China, recebeu o nome do ex-jogador italiano Marcello Lippi e está sendo arrendado da Air Lease Corporation.

A ITA Airways iniciou os voos em outubro de 2021 após o fechamento de seu antecessor Alitalia e recentemente apresentou seu programa de fidelidade Volare, juntamente com a abertura de um novo lounge no aeroporto de Roma.

Schultz trabalha Jalapão, Serras Gerais e Chapada das Mesas com agentes

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A Schultz apresenta, a partir de segunda-feira (25), as belezas do Tocantis à agentes de viagens por todo o Brasil. A operadora anunciou uma série de roadshows que visam qualificar e apresentar três destaques do estado aos profissionais: Jalapão, Serras Gerais e Chapadas das Mesas.

Os encontros promovidos pela Schultz começam no interior de São Paulo e seguem para todo o Brasil, com palestras de Rodrigo Rodrigues, diretor Comercial da Schultz, e Cleib Filho, da Jalapão 100 limites.

Em abril, o encontro estreia em Piracicaba, seguindo por Sorocaba (26), Campinas (27) e Águas de Lindóia (29), local da Abav TravelSP (antiga Aviesp Expo). Para maio, a empresa programou roadshows em cidades do Paraná e Santa Catarina.

“O Jalapão é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, com uma alta demanda O objetivo do encontro é mostrar os diferenciais, estruturas locais e dar dicas de vendas para cada produto e perfil de cliente”, explica Rodrigues.

De acordo com o executivo da Schultz, a ideia principal é que os agentes de viagens se preparem para absorver a demanda de mercado pelos atrativos do Tocantins.