BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,53
Início Site Página 2094

Praia da Pipa (RN) recebe 2ª edição de festival gastronômico em março

0

A Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, receberá a segunda edição do Sabores da Pipa Festival Gastronômico, entre 17 e 27 de março. A iniciativa visa tornar o destino praiano, localizado em Tibau do Sul, em um dos principais points de gastronomia do Brasil, unindo diversos restaurantes e bares locais para apresentarem diferentes iguarias.

As inscrições para restaurantes interessados em participar do evento na Praia da Pipa estão abertas até 18 de fevereiro. Ao oficializar a parceria com o evento, os estabelecimentos se comprometem a criar versões exclusivas de entradas, pratos principais, drinks ou sobremesas, que terão valores fixos para cada categoria e girando em torno de 25% a 30% abaixo do tradicional.

Porções de degustação destas criações serão comercializadas a preços populares, em um tour gastronômico pelos espaços que foram batizados de “Pontos do Sabor”, onde o visitante terá a oportunidade de experimentar os diferentes pratos.

Outra atração do festival será a Arena Gastronômica Saberes e Sabores, que funcionará aos finais de semana, com barracas de comidinhas, produtores locais e com a Ecofeira da Pipa, em espaço aberto ao público. Espaço terá ainda atrações musicais e manifestações artísticas.

Além disso, workshops ministrados por talentos da culinária local também estarão dentro da programação do Pipa Festival Gastronômico. Oficinas de marketing digital para bares e restaurantes e fotografia de alimentos também serão ofertados de forma gratuita a moradores, turistas e profissionais da área.

“Evento vem para enaltecer a nossa variedade gastronômica e reconhecer os excelentes chefs dos diversos estabelecimentos. A Praia da Pipa é um verdadeiro reduto da boa gastronomia, temos aqui restaurantes que fariam bonito em qualquer lugar do mundo”, explicou Adrianne Ciantelli, idealizadora e uma das produtoras do evento, pela empresa Lá na Casinha.

“Acreditamos na importância de oferecer um cardápio exclusivo durante o evento para que o visitante seja convidado a saborear uma novidade do seu restaurante favorito ou surpreendido por um novo espaço que escolheu conhecer”, resumiu Juçara Figueiredo, responsável pela Juçara Figueiredo Produções, que também assina a produção do Festival.

“Na Pipa existem visitantes habituais, que vão todos os finais de semana, pessoas que estão na cidade pela primeira vez e o meio termo disso. A nossa proposta é maravilhar a todos os grupos”, enfatizou. 

 “O evento vem para unir o empresariado, prestadores de serviços, colaboradores, agências de turismo, receptivos, enfim, todo o trade turístico em prol da consolidação da região como destino gastronômico”, afirmou Lavoisyer Macena, secretário municipal de Turismo.

Aeroporto de Belo Horizonte espera 635 mil passageiros neste mês

0

A movimentação de passageiros no Aeroporto de Belo Horizonte ao longo de fevereiro segue com perspectiva de crescimento. São esperadas mais de 635 mil pessoas provenientes de 5,7 mil voos planejados no terminal neste mês, representando um acréscimo de 40% frente fevereiro de 2021.

Os picos de movimentação no Aeroporto de Belo Horizonte devem ocorrer nos dias 24 e 25 de fevereiro, quinta e sexta-feira que antecedem o Carnaval, quando cerca de 155 mil passageiros devem passar pelo local

Para atender à demanda, atualmente, o aeroporto conta com 40 destinos regulares. Porém, para manter as pessoas conectadas ao litoral durante o Carnaval, serão mantidos voos extras para destinos turísticos como Porto Seguro (BA), Vitória (ES), Ilhéus (BA), Maceió e Salvador.

“Apesar da atenção à variante Ômicron, com boa parte da população brasileira vacinada, inclusive com a dose de reforço, percebemos que se trata de um movimento natural e gradual de retomada da confiança dos passageiros e também da economia”, ressaltou Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação do BH Airport.   

“A movimentação diária pode variar entre 27 e 28 mil pessoas, podendo atingir até 30 mil em um único dia”, concluiu o executivo da concessionária responsável pelo Aeroporto de Belo Horizonte, ressaltando ainda que o terminal é o que mais opera voos as regiões Sudeste e Nordeste.

Aeroporto de Belo Horizonte: expansão internacional

O terminal mineiro anunciou que visa aumentar o número de frequências internacionais, pleiteando novos voos durante o Routes America 2022, que deve ter a participação de 65 companhias aéreas de todo o mundo. Atualmente, o local recebe duas rotas para o exterior.

Qatar Airways incrementa malha aérea na Alemanha

0

A Qatar Airways divulgou, nesta semana, uma ampliação operacional na Alemanha. A partir do início do verão europeu, portanto, Doha e Dusseldorf passam a ter ligações diárias.

Atualmente, três cidades alemãs recebem frequências da empresa: Berlim, Frankfurt e Munique.

A novidade se baseia em uma tratativa das autoridades do Catar com a União Europeia em prol da expansão aérea entre o país e as nações incluídas no bloco econômico.

A partir da nova rota estabelecida com Dusseldorf, a Qatar Airways também oficializa a concorrência com a Emirates. Um porta-voz do aeroporto da cidade confirmou a informação e acrescentou que a companhia acrescentou slots para voos diários.

Rio Grande do Norte e Abear firmam acordo de promoção do destino

0

O Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), e a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear) firmaram acordo para promoção do destino, conforme anunciado nesta terça-feira (8).

Intitulado “Voar de Novo” o programa do Rio Grande do Norte é destinado a todos os estados associados ao Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e irá trazer ao Rio Grande do Norte jornalistas especializados em turismo e influenciadores digitais.

“Com o objetivo de manter o fluxo de turistas para o Rio Grande do Norte aquecido, a parceria com a Abear nos trará além de exposição midiática também a possibilidade da construção de um conteúdo inspirador e informativo junto aos influenciadores e jornalistas de turismo do Brasil”, explicou Bruno Reis, presidente da Emprotur.

“É com alegria que recebemos a adesão do Rio Grande do Norte ao Programa Voar de Novo, cujo objetivo principal é a divulgação dos destinos turísticos nesse estado tão rico de belezas naturais. Por meio desse programa, incentivaremos a retomada de viagens e divulgaremos a malha aérea das associadas”, declarou Eduardo Sanovicz, presidente da associação.

O Rio Grande do Norte tem apostado fortemente em ações de fomento ao turismo no início deste ano. Recentemente, o estado lançou uma campanha com vídeos em nove aeroportos do Brasil, outdoors nas principais rodovias do Nordeste e ações online em portais do trade.

TUI aponta reservas de verão próximas dos ní­veis pré-pandemia

0

A operadora europeia TUI afirmou nesta terça-feira (8) que as reservas de viagens de verão estão se aproximando dos níveis pré-pandemia da covid-19, o que deve ajudar a empresa devolver uma parte da ajuda estatal alemã que recebeu para enfrentar as consequências das interrupções no turismo.

Segundo a TUI, até 30 de janeiro, 3,5 milhões de clientes já haviam reservado uma viagem para o verão de 2022, chegando a cerca de 72% dos níveis observados no mesmo período de 2019. No entanto, o índice de novas reservas consolidadas ao longo do primeiro mês do ano alcançou 100% do nível pré-pandemia, de acordo com a empresa.

A TUI, que tem em seu portfólio hotéis, companhias aéreas, cruzeiros e agências de viagens, enfrentou dificuldades desde que as restrições relacionadas à pandemia causaram estragos na indústria global do turismo.

À medida que os países diminuem gradualmente as restrições, a demanda por viagens melhorou, sustentando as esperanças de uma recuperação. “Esperamos um forte verão de 2022. Existe uma demanda reprimida entre os clientes”, disse Fritz Joussen, presidente e CEO da TUI. Os viajantes também estão reservando férias de “alto padrão” com orçamentos maiores neste verão, disse a empresa.

A TUI, que foi financiada várias vezes pelo governo alemão, recebeu mais de 4 bilhões de euros (US$ 4,6 bilhões) em empréstimos estatais e levantou capital para enfrentar a crise, afirmou que devolveria cerca de 700 milhões de euros da ajuda estatal até abril. Na semana passada, a empresa tinha caixa e equivalentes de caixa de 3,3 bilhões de euros.

Gastos de turistas nos Estados Unidos dobram em dezembro de 2021

0

Os gastos de turistas estrangeiros nos Estados Unidos para dezembro mais que dobrou em 2021. Com crescimento de 108% no comparativo com o último mês de 2020, os viajantes internacionais movimentaram US$ 10,4 bilhões em atividades relacionadas com o turismo.

Segundo o Escritório de Turismo do Departamento de Comércio dos EUA, o balanço comercial do país pendeu para um saldo positivo de mais de US$ 2 bilhões, já que os gastos dos americanos em viagens internacionais no mesmo período foram de US$ 8,3 bilhões.

Em relação ao total do ano, de janeiro a dezembro os gastos dos estrangeiros nos Estados Unidos, surpreendentemente, registraram queda de 5% em 2021 frente 2020, totalizando US$ 80,1 bilhões em bens e serviços relacionados ao setor de viagens.


Leia também:


Já os americanos gastaram cerca de US$ 73,9 bilhões em viagens fora dos EUA ao longo de 2021, o que representa alta de 51% no comparativo somado dos 12 meses de 2020. Assim, o saldo da balança comercial americana teve saldo de US$ 6,2 bilhões com as movimentações ocasionadas pelo turismo.

De acordo com o Departamento de Comércio, os gastos de turistas estrangeiros nos Estados Unidos para dezembro de 2021 ficaram distribuídos assim:

  • US$ 5,2 bilhões em compras de viagens e bens e serviços relacionados ao turismo, que inclui alimentação, hospedagem, recreação, presentes, entretenimento, transporte local (alta de 379% frente dezembro de 2020);
  • US$ 1,8 bilhão com passagens para os EUA (+203%);
  • US$ 3,4 bilhões com gastos médicos, com educação e/ou trabalho de curto período (+3%).

Apesar da alta do dólar americano frente o real brasileiro, as viagens para os Estados Unidos seguem em alta entre os brasileiros, principalmente após o anúncio da reabertura das fronteiras em novembro de 2021, mesmo mês em que a Embaixada retomou a emissão de vistos. Além disso, a expectativa é que o turismo movimente US$ 2 trilhões na economia americana em 2022, superando 2019.

O que é necessário para entrar nos Estados Unidos:

  • Visto americano válido e com prazo maior de seis meses de validade;
  • Comprovante de vacinação completo (duas doses) dos imunizantes aprovados pela OMS;
  • Teste negativo de PCR ou antígeno coletados, no máximo, no dia anterior ao embarque.

Aeroporto de Curitiba volta a operar voos internacionais em abril

0

O Aeroporto de Curitiba (Afonso Pena – CWB) voltará a operar voos internacionais após mais de dois anos. A partir da primeira semana de abril, o terminal em São José dos Pinhais, cidade vizinha de Curitiba, terá a rota da direta para Buenos Aires da Aerolíneas Argentinas.

A conexão internacional entre o Aeroporto de Curitiba e a capital argentina, que deve se consolidar como um dos principais marcos no período da pandemia da covid-19, será realizada quatro vezes por semana, às segundas, quintas, sextas e domingos.

O voo da Aerolíneas Argentinas, ligando o terminal Afonso Pena ao Aeroporto Jorge Newberry, conhecido como Aeroparque, será operado em aeronaves são Embraer E190, com capacidade para 96 passageiros, atendendo a demanda do turismo receptivo.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2019, entre Curitiba e Buenos Aires foram transportados 33.907 viajantes pela companhia argentina. O último voo internacional que saiu do Aeroporto Afonso Pena foi em 28 de março de 2020, para Assunção, Paraguai.

Após dois anos sem voos internacionais de passageiros, Curitiba voltará a ter ligação direta com Buenos Aires. Os voos iniciam na primeira semana de abril, serão quatro partidas semanais para a capital argentina.

“O retorno dessa operação aérea para Curitiba é de grande importância para esse período de retomada do setor de turismo em nossa cidade e é mais um indicativo de que o turismo vem aquecendo no mundo todo”, comentou Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

Curaçao lança série de webinars para agentes e operadores

0

O Escritório de Turismo de Curaçao irá lançar para o trade brasileiro uma sequência de webinares com o título de Curaçao Academy, na segunda-feira (14). O projeto virtual é focado em fornecer conteúdos especializados com a presença de experts, não relativos somente ao destino, mas às áreas de vendas, comercial, marketing, recursos humanos entre outras.

O lançamento oficial da Curaçao Academy na próxima segunda-feira, será feito através de transmissão digital pelo Zoom e pelo canal oficial do destino no YouTube, a partir das 19 horas. As inscrições podem ser feitas de maneira gratuita através do link da live.

A primeira palestra do programa será “Como lidar com crises” com a Dra. Alessandra Zampoli, psicoterapeuta com experiência clínica e atuando há 24 anos no desenvolvimento de equipes no mundo corporativo.

Ela também é psicanalista com especialização em psicopatologias psicanalíticas e Master Practitioner em Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de PNL.

Os próximos encontros virtuais já estão com data marcada para os dias 16 de março, 11 de maio e 15 de junho.

“Durante a pandemia, trabalhamos muito o destino Curaçao durante lives, participações em eventos virtuais e treinamentos próprios com as operadoras e agentes em todo o Brasil. Mais de 1500 profissionais foram capacitados”, afirma Janaína Araújo, representante de Curaçao no Brasil.

“Neste início de retomada, identificamos que seria interessante conectar alguns especialistas de áreas como vendas, performance e marketing aos nossos parceiros do trade”, conclui a executiva.

Em alta e mais protegida

Recentemente, Curaçao apontou crescimento de 57% no número de visitantes em 2021, tendo recepcionado 265 mil visitantes, sendo 4.267 brasileiros. Além disso, o destino caribenho passou a aceitar apenas os testes de PCR com resultado negativo feito dentro de 48 horas antes do embarque.

Veja como entrar em Curaçao:

  • Preencher um Cartão de Imigração Digital
  • Preencher um Cartão de Localizador de Passageiro
  • Fazer o upload de um teste negativo de PCR
  • Fazer um teste de antígeno no terceiro dia dentro de Curaçao

Os formulários e o passo a passo podem ser conferidos aqui. Para mais informações, consulte o site ou verifique o site do governo  para medidas atualizadas.

Aeroporto de Bariloche poderá receber voos do Brasil

0

O governo argentino anunciou, na última semana, que o aeroporto Teniente Luis Candelaria, de San Carlos de Bariloche, integrará o corredor seguro para a entrada de turistas estrangeiros na província de Rio Negro. Classificada como opção de entrada na Argentina, Bariloche agora poderá receber de maneira direta os voos do exterior, incluindo do Brasil, a depender dos acordos com as companhias aéreas para ampliar a oferta do transporte.

Atualmente, não há voos entre o Brasil e o aeroporto de Bariloche. A Aerolíneas Argentinas opera voos com conexão em Buenos Aires. Com a nova classificação, a expectativa é de que as companhias aéreas retomem suas operações diretas entre o Brasil e Bariloche.

“A permissão nos possibilita pensar em estratégias para trazer voos diretos. Estamos em negociações com as companhias aéreas que realizam esses voos do Brasil. O intuito é termos avanços da conectividade aérea para a temporada de inverno”, ressalta o secretário de Turismo de Bariloche, Gastón Burlón.

Com a habilitação para o aeroporto receber voos diretos do exterior, Bariloche agora se soma a Misiones, Salta, Mendoza, Buenos Aires, Ushuaia e Córdoba como opções de entrada segura na Argentina.

Cenário atual dos voos à Bariloche

Atualmente, Bariloche é destaque nas estatísticas de voos da Aerolíneas Argentinas. Segundo os dados repassados pela companhia à Emprotur, entidade de fomento ao turismo de Bariloche, quase 550 mil passageiros embarcaram em voos entre Buenos Aires e Bariloche em 2021. O número representa 72% do registrado em 2019, período anterior à pandemia da covid-19.

Na primeira quinzena de janeiro, a linha de Buenos Aires a Bariloche foi a de maior demanda entre as operadas pela companhia. Foram 40,7 mil passageiros transportados, o que denota um aumento de 134% do registrado em 2020, no mesmo período.

“As companhias não colocam voos sem demanda. Esse número de passageiros é resultado das promoções que o setor turístico de Bariloche realiza e das atrações dos destinos da cidade”, destaca o secretário de Turismo da cidade argentina.

O número expressivo de turistas que desembarcaram em Bariloche condicionou uma alta movimentação nos hotéis, comércios, passeios e parques da cidade. Segundo a Emprotur, a ocupação hoteleira chegou a 97% no mês de janeiro. A expectativa do órgão é de que, com a habilitação do aeroporto como corredor seguro, o número de visitantes seja ainda maior nos próximos meses.

Intercity Ibirapuera informa novidades para o A&B; veja

0

O Intercity Ibirapuera anunciou a reformulação de profissionais e produtos de seu setor de Alimentos & Bebidas. Com tutela de Flávia Cavalcanti, gerente geral da unidade, as atualizações valem já a partir de fevereiro. Entre elas, estão a adição de Matheus Rios, novo coordenador de A&B, e Cassio Eduardo Silva dos Santos, contratado para ser o chef de cozinha do hotel.

Além da contribuição profissional de ambos, o Intercity Ibirapuera passa a contar também com novidades nos serviços de A&B, visando dar facilidade ao dia a dia dos hóspedes.

“Com a chegada da pandemia, o mundo precisou se reinventar para contribuir na redução do contato físico em alguns serviços. Em nossa área, não foi diferente. Com a retomada das atividades, pensamos em algumas soluções diferenciadas. O cardápio digital e o honest market estão entre elas”, explica Flávia.

Novos profissionais

Rios tem 24 anos e é formado em Gastronomia, além da pós-graduação em Gestão Hoteleira pelo Senac Águas de São Pedro. Ele trabalhou por cinco anos no Grande Hotel (Hotel Escola Senac São Pedro), começando como garçom até tornar-se Maitre Supervisor. “Estou pronto para somar e contribuir com novas ideias”, conta.

O paulistano Santos, de 30 anos, também é formado em Gastronomia e pós-graduado em Gestão de Negócios com foco em Alimentação. Trabalha na área desde os 17 anos de idade, começando em uma padaria. Tem passagem pelas cozinhas dos hotéis Novotel Morumbi, Novotel Jaraguá e Renaissance São Paulo.

Mais da reestruturação

Entre as novidades operacionais no setor, o Intercity Ibirapuera conta, agora, com cardápio digital, pensando em agilizar os pedidos do serviço de quarto. Além disso, é possível acompanhar todo o processo do pedido na plataforma, desde o preparo do alimento até a entrega no quarto ou na sala de reuniões, como em apps de entrega.

O frigobar dos quartos também passou por uma reformulação de itens oferecidos. Saindo do tradicional, foram adicionadas opções de rápido aproveitamento e itens saudáveis, incluindo vinho em lata, chá gelado gaseificado, iogurte proteico, snacks fits e balas.

Até o final de fevereiro, o Intercity Ibirapuera também terá um honest market. O novo produto, que funcionará no lobby do hotel, será, basicamente, um minimercado, com itens de consumo rápido e com compra sem contato físico.