A operadora europeia TUI afirmou nesta terça-feira (8) que as reservas de viagens de verão estão se aproximando dos níveis pré-pandemia da covid-19, o que deve ajudar a empresa devolver uma parte da ajuda estatal alemã que recebeu para enfrentar as consequências das interrupções no turismo.

Segundo a TUI, até 30 de janeiro, 3,5 milhões de clientes já haviam reservado uma viagem para o verão de 2022, chegando a cerca de 72% dos níveis observados no mesmo período de 2019. No entanto, o índice de novas reservas consolidadas ao longo do primeiro mês do ano alcançou 100% do nível pré-pandemia, de acordo com a empresa.

A TUI, que tem em seu portfólio hotéis, companhias aéreas, cruzeiros e agências de viagens, enfrentou dificuldades desde que as restrições relacionadas à pandemia causaram estragos na indústria global do turismo.

À medida que os países diminuem gradualmente as restrições, a demanda por viagens melhorou, sustentando as esperanças de uma recuperação. “Esperamos um forte verão de 2022. Existe uma demanda reprimida entre os clientes”, disse Fritz Joussen, presidente e CEO da TUI. Os viajantes também estão reservando férias de “alto padrão” com orçamentos maiores neste verão, disse a empresa.

A TUI, que foi financiada várias vezes pelo governo alemão, recebeu mais de 4 bilhões de euros (US$ 4,6 bilhões) em empréstimos estatais e levantou capital para enfrentar a crise, afirmou que devolveria cerca de 700 milhões de euros da ajuda estatal até abril. Na semana passada, a empresa tinha caixa e equivalentes de caixa de 3,3 bilhões de euros.