BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,53
Início Site Página 2100

Expedia: turismo terá um ano como nunca antes visto

0

O Expedia Group divulgou uma nova edição do Índice de Princípios do Viajante (Traveler Value Index: 2022 Outlook), com base em um novo estudo realizado em parceria com a Wakefield Research que entrevistou 5,5 mil adultos em oito países, combinado com dados proprietários da Expedia Brands, conforme divulgado nesta quinta-feira (20).

As descobertas do Expedia reforçam que, após dois anos enfrentando uma pandemia global, as pessoas passaram a valorizar as viagens e o tempo pessoal mais do que nunca.

Simultaneamente, os viajantes começaram a se adaptar às realidades da covid-19, colocando as viagens flexíveis no topo de suas prioridades e concentrando-se em viajar mais sustentavelmente, incluindo hábitos como dar mais gorjeta aos trabalhadores da indústria e escolher destinos menos lotados para limitar os efeitos do overtourism.

O relatório ressalta ainda a resiliência do setor e revela como as empresas de viagens podem se adaptar para obter uma vantagem competitiva nesse ambiente em rápida evolução.

“O turismo está prestes a vivenciar um ano como nunca visto antes, em que as pessoas planejam viagens com propósitos, valorizam mais as férias e investem em experiências únicas”, disse Ariane Gorin, presidente da Expedia for Business.

“As empresas de viagens que priorizam a segurança, o bem-estar, soluções inovadoras e a comunicação transparente se manterão como líderes, conforme toda a indústria muda do ‘modo de sobrevivência’ para a alta demanda e crescimento acelerado”, continuou.


Leia também


As conclusões do relatório do Expedia incluem:

1 – Haverá um aumento nas viagens de bem-estar

  • A pandemia fez com que as pessoas refletissem sobre a importância de passar mais tempo com a família e preservar o próprio bem-estar. A maioria das pessoas (81%) planeja tirar pelo menos umas férias com a família e amigos nos próximos seis meses, e a maioria busca doses rápidas de aventura, com 78% manifestando interesse em viagens curtas frequentes.
  • Da mesma forma, o Expedia 2022 Travel Trends Report revelou que 36% dos viajantes dos EUA estão buscando uma sensação de satisfação e bem-estar mental em sua próxima viagem.

2 – O novo jeito de trabalhar alterará as prioridades dos viajantes

  • À medida que as empresas se preparam para voltar ao escritório e desenvolver políticas de trabalho remoto, os funcionários procuram aproveitar melhor suas férias e, em alguns casos, combinar trabalho e lazer. Mais da metade (56%) daqueles que costumam trabalhar remotamente farão uma viagem no estilo “bleisure” – estendendo uma viagem de trabalho por lazer ou vice-versa.
  • 2022 Vrbo Trend Report também descobriu que, em comparação com o período pré-pandemia, 84% das famílias dos EUA estão valorizando mais as férias e 77% priorizando mais a separação da vida profissional e pessoal.

3 – O investimento em viagens crescerá em comparação com o período pré-pandemia

  • Mais da metade (54%) dos entrevistados disseram que planejam gastar mais em viagens do que antes da pandemia.
  • 40% planejam usar pontos de fidelidade em pelo menos parte de uma viagem em 2022, com destaque para a Geração Z.

4 – As pessoas viajarão de forma mais responsável e consciente, com foco maior na sustentabilidade

  • Mais da metade das pessoas (59%) estão dispostas a pagar mais taxas para tornar uma viagem mais sustentável e 49% escolheriam um destino menos movimentado para reduzir os efeitos do overtourism.
  • Quase metade (43%) adicionará tempo extra para serviços e deslocamento, ajudando a minimizar longas filas, estresse nos trabalhadores e voos perdidos

5 – Os viajantes estarão em busca de grandes ofertas e flexibilidade

  • Como vimos em What Travelers Want e Traveler Value Index promoções são uma necessidade absoluta aos olhos dos viajantes. Quase todos (84%) os entrevistados concordam que uma taxa de desconto influencia na reserva de um voo online.
  • Uma porcentagem quase idêntica (83%) diz que as opções de tarifas flexíveis fazem muita diferença na decisão de compra.

O relatório completo do Expedia, contendo mais dados do estudo e sugestões de ações para ajudar a aumentar a fidelidade, a confiança e os negócios dos viajantes em 2022 para empresas de viagens, pode ser baixado aqui.

Rio Grande do Norte recebe Troféu Silvia Zorzanello na 42ª Fitur Madri

0

O Troféu Silvia Zorzanello in memoriam foi entregue ao Estado do Rio Grande do Norte (RN) nesta quarta-feira (19), em um evento promovido pelo Grupo Excelencias durante a 42ª Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri. Rosa Helena Volk, secretária de Turismo de Gramado, e José Carlos de Santiago, presidente do grupo, entregaram o prêmio Excelências 2021 à Aninha Costa, secretária de Turismo do RN, durante a cerimônia.

“O trabalho excepcional e inovador realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte na área de promoção e divulgação do destino o capacitou a receber esse prêmio que concedemos já há 11 edições”, afirmou José Carlos.

Grupo Excelencias na 42ª Fitur Madrid
José Carlos de Santiago, Rosa Helena Volk e Aninha Costa na premiação do Grupo Excelencias, durante a 42ª Fitur de Madrid. (Foto/Divulgação)

Por fim, Aninha Costa comemorou o recebimento do prêmio enquanto relembrava das ações promovidas pelo Estado, em específico seus eventos esportivos de aventura, cooperações com companhias aéreas e operadoras de turismo, além da capacitação de agentes de viagens.

“Em meio ao cenário de pandemia, nos reinventamos e investimos maciçamente em dados e inteligência a fim de entender os caminhos que deveriam ser percorridos. Apostamos em inovação e fomos ousados em nossas estratégias de promoção. É uma alegria imensa ter nosso trabalho reconhecido”, concluiu.

Grupo Excelencias na 42ª Fitur Madrid
Todos os premiados pelo Grupo Excelencias durante a 42ª Fitur de Madrid. (Foto/Divulgação)

Voo da American volta após passageiro negar uso de máscara

0
American Airlines
Foto: Divulgação

Um voo da American Airlines que ia de Miami (EUA) para Londres (Inglaterra) precisou voltar para o aeroporto de origem após uma hora de decolagem pois um passageiro se recusou a utilizar máscara abordo, nesta quinta-feira (20).

De acordo com informações da CNN, o incidente no voo da 38 da American Airlines frustrou a viagem de 129 passageiros e 14 membros da equipe de bordo do Boeing 777. Nenhum outro detalhe sobre o incidente foi divulgado.

Segundo Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration – FAA), foram registrados 151 casos de passageiros que não quiseram seguir as regras de bordo, sendo 92 destes relacionados ao uso de máscaras nas aeronaves.

Segundo o órgão, no ano passado, quase 6 mil clientes de voos nos Estados Unidos foram reportados pelas companhias aéreas por não seguirem todas as políticas de segurança de bordo, sendo cerca de 72% deles relacionados a incidentes ocasionados pelas máscaras.

Parque Aquático Gramado inaugura em 2023 com inspiração em Cancún

0

Um dos maiores projetos dos últimos anos em Gramado recebeu aprovação para início das obras. O projeto do Parque Aquático Gramado esteve por seis anos tramitando na prefeitura da cidade. Com a aprovação, as obras devem iniciar na metade deste ano e a inauguração está prevista para o Natal de 2023.

O empreendimento terá valor econômico, após a conclusão, na casa dos R$ 247 milhões de reais. Também aquecerá a economia de Gramado e região com a geração de 200 empregos diretos e aproximadamente mil vagas indiretas.

O projeto deve mudar o setor de entretenimento em Gramado nos próximos anos. Serão 32 mil metros quadrados de área e um pé direito de 22 metros. Referências internacionais e tecnologia alemã marcam a concepção arquitetônica do Parque Aquático Gramado que está a cargo do escritório de arquitetura Goularte & Pedrassani de Gramado.

Esta é a primeira etapa do projeto que prevê ainda, no futuro, a instalação de um hotel com 150 apartamentos e outros parques que estão sendo desenhados e formarão um grande complexo turístico na entrada de Gramado. Com a aprovação, a fase agora é de buscas por investidores para o início das obras nos próximos meses.

“Após a inauguração nossa expectativa é receber até 3 mil pessoas simultaneamente. Entre as atrações teremos piscinas de onda, tobogãs de até 20 metros, piscinas de permanência para crianças e adolescentes, bar molhado e rio lento subterrâneo com estalactites e estalagmites ao estilo dos rios subterrâneos de Cancún”, destaca o empresário Telmo de Freitas Gomes, responsável pela concepção e que está liderando o projeto.

São Paulo repassa R$ 534 milhíµes para municí­pios investirem em turismo

0

O governo do estado de São Paulo anunciou a distribuição de R$ 534 milhões aos municípios com maior atuação no turismo. O objetivo é investir em melhorias ao setor, qualificando a oferta turística das 70 estâncias turísticas e 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs) paulistas.

Entre outras ações programadas, a verba deve viabilizar também a qualidade das cidades aos turistas e cidadãos. O atendimento aos visitantes e o desenvolvimento de aparatos permanentes aos residentes fazem parte do plano do governo paulista.

Conforme informações da Secretaria de Turismo de São Paulo (Setur-SP), no ano passado, R$ 125,6 milhões foram destinados a 153 cidades turísticas do estado. No biênio 2019-2020, R$ 408,6 milhões chegaram a 132 e 180 destinos, nesta ordem.

Ambos grupos — estâncias turísticas e MITs — passaram por atualizações durante o final de 2021. Com a apresentação do Projeto de Lei (PL) pela Secretaria da Casa Civil e chancela do governador João Dória, os municípios de Barretos, Araras e Paraibuna receberam a classificação de estâncias turísticas.

Já Campos Novos Paulista, Igaraçu do Tietê e Poá foram enquadrados como MITs (Municípios de Interesse Turístico).

Jurema íguas Quentes investe R$ 3 milhíµes em melhorias

0
Lagos de Jurema Termas Resort
Lagos de Jurema Termas Resort

O Jurema Águas Quentes, localizado no Paraná, termina 2021 com bons resultados em sua operação e investindo na modernização e melhorias de seu primeiro empreendimento, o Lagos de Jurema Termas Resort.

As primeiras melhorias foram iniciadas em agosto, abrangendo 26 suítes e 58 apartamentos do bloco Castelo, além de áreas do parque aquático do Lagos. A segunda fase prevê melhorias nas áreas de restaurantes e está programada para ocorrer em 2022.

As mudanças estruturais em todo o Complexo foram intensificadas desde a mudança do nome e posicionamento, alterando de Termas de Jurema para Jurema Águas Quentes. Com a inauguração do hotel Jardins, novos clientes e regiões do Brasil passaram a conhecê-lo e, mesmo durante alguns períodos da pandemia, o empreendimento conseguiu manter-se ativo e com boas taxas de ocupação.

Para 2022, um novo plano diretor de expansão será realizado, com a preocupação de se terem claros os novos caminhos de crescimento do complexo.

“O retrofit do Lagos de Jurema já estava programado em nosso planejamento estratégico. O que nos motiva é saber que, mesmo com todas as circunstâncias enfrentadas, estamos conseguindo manter nossa programação de investimentos e melhorias”, explica Marcos Vileski, diretor de Vendas e Marketing do grupo.

Crystal Cruises paralisa operaçíµes após falência de empresa-mãe

0
Crystal Serenity. Foto: Divulgação
Crystal Serenity. Foto: Divulgação

A companhia Crystal Cruises, atualmente sediada em Miami, na Flórida, anunciou que estaria paralisando suas operações no oceano e em navios de expedições até 29 de abril, além de seus navios fluviais, suspensos até o fim de maio. A razão? Sua empresa-mãe, Genting Hong Kong, estaria fechando as portas após divulgar que ficaria “sem dinheiro” até o final de janeiro.

A decisão de suspender as operações foi descrita pelo presidente Jack Anderson como “extremamente difícil, mesmo que prudente”, afirmando também que a subsidiária reavaliará suas relações com a Genting Hong Kong para examinar as “várias opções para o futuro (da Crystal Cruises)”.

Segundo a empresa, seus três navios atualmente em operação permanecerão nas águas até concluírem seus itinerários em andamento: os cruzeiros Crystal Serenity e Crystal Symphony navegam pelo Caribe, enquanto o expedicionário Crystal Endeavor atravessa a região da Antártida.

O Symphony tem data prevista para encerrar sua viagem em Miami, no dia 22, enquanto o Serenity atraca em Aruba no dia 30, e, por fim, o Endeavor encerra em Ushuaia, na Argentina, no dia 4 de fevereiro.

A Crystal afirmou que já informou todos os passageiros e seus agentes de viagem, e providenciarão reembolsos completos para os afetados. Se a viagem foi paga por meio de um crédito de cruzeiro futuro, o valor total será devolvido ao perfil da Crystal Society.

Viagenspromo chega na Bahia, Santa Catarina e Sergipe

0

Viagenspromo deu mais um passo no projeto de expansão. Agora, a operadora dos sócios Renato Alves e Renato Kido, passa a operar também nos estados da Bahia, Sergipe e Santa Catarina, conforme anunciado nesta quinta-feira (20).

Com a abertura das novas praças de negócios, a operadora saltou de 15 representações próprias para 18. As mais recentes, anunciadas em dezembro, marcaram a chegada da empresa ao Rio de Janeiro, Recife e Baixada Santista, em São Paulo.

Com isso, a operadora passou a atuar em 14 estados brasileiros, sendo: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Além da novidade, a operadora também anunciou a contratação de três novos colaboradores para o atendimento das novas praças e reforçar o mercado curitibano.

Novos contratados da Viagenspromo:

– André de Matos, Executivo de Contas

Com mais de 31 anos de atuação no mercado de turismo, em áreas como receptivo, comercial, vendas e operacional, André de Matos chega à operadora para atender as demandas provenientes dos estados da Bahia e de Sergipe.

Em seu currículo, constam passagens por empresas como Iberoservice Operadora, MMT Gapnet, Flytour Viagens e Orinter.

– Adolfo Pascale, Executivo de Contas

Adolfo iniciou no turismo nos anos 2000, quando decidiu viver na Espanha e começou a trabalhar no mercado hoteleiro por aproximadamente 10 anos nas Ilhas Canárias.

No Brasil, deu continuidade na carreira ao ingressar no setor comercial de alguns hotéis, passando de assistente comercial até a assumir a Gerência Comercial, onde ficou por três anos, até largar o mercado hoteleiro para ingressar nas operadoras de viagens.

Em sua última experiência profissional, na Azul Viagens, o executivo atuou como gestor de produtos na Região Sul (SC e RS) ao negociar com parceiros comerciais, hotéis, pousadas, receptivos e atrativos turísticos.

– Cleison de Souza, Atendimento

Cleison desembarca na Viagenspromo para reforçar a praça, já em funcionamento, do Paraná, com base em Curitiba. Em sua trajetória profissional, o executivo, que iniciou sua história no turismo trabalhando em agências de viagens, começou a construir sua carreira em operadoras de viagens em 2010, ao ingressar na Maktour.

Desde então, Cleison acumulou experiência e acrescentou ao currículo passagens por NewLine, FRT, Visual, Orinter e Agaxtur.

MTur investe R$ 3,3 milhíµes em turismo de Barretos (SP)

0

Famosa por sediar uma das festas sertanejas mais famosas do país, Barretos (SP) vai receber investimentos do governo federal, por meio do Ministério do Turismo (Mtur), para melhorias em infraestrutura turística. A cidade chega a receber cerca de um milhão de pessoas durante a Festa do Peão de Boiadeiro, realizada todos os anos no município.

Os recursos de mais de R$3,3 milhões serão destinados para a remodelação da avenida João Batista da Rocha que dá acesso à praça da Casa de Oração, ponto turístico da cidade, e à rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), que leva ao Parque do Peão, onde a Festa do Peão é realizada. Além disso, a avenida dá acesso ao Hospital de Amor – referência no tratamento oncológico.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta que as obras realizadas com recursos do Ministério do Turismo em todo o país não beneficiam apenas os turistas, mas também os moradores das cidades.

“O objetivo é fazer com que os municípios brasileiros aprimorem a infraestrutura turística, ampliem os atrativos turísticos de suas localidades para atrair cada vez mais turistas e recebê-los da melhor forma. Além disso, essas benfeitorias contemplam também os moradores e trazem qualidade de vida a quem vive na região”, destacou o ministro.

New Age Tour apresenta novos colaboradores de marketing

0

A operadora New Age Tour começa a divulgar novidades para a sua volta ao mercado a partir desse mês. A definição de parte do novo time de colaboradores é uma delas.

A equipe contratada já está reunida, trabalhando de forma híbrida entre o novo escritório e o regime de home office, para que a operadora retorne ao mercado com os melhores acordos e ferramentas disponíveis no mercado, a fim de atender às agências de viagens parceiras.

Entre os profissionais já acertados, estão Fernanda Almeida, que será responsável por Produtos Internacionais, Elisangela Corsi, responsável pela área Produtos Nacionais e Operação, e Flávia Cruz para o Marketing.

“Durante toda negociação sempre avaliamos a estrutura para o retorno, quem conhecia e conhece a fundo a New Age, para implementarmos as atividades rapidamente. Então, é importante e natural buscar os colaboradores da operadora para ativação e integração junto aos clientes e ao grupo”, afirma Marcello Zeni, diretor comercial da holding.