Presente na WTM Latam 2022, César Fernandes, diretor da Tour Shop, esteve como representativo da Associação Brasileira de Turismo Receptivo (Recept Brasil) para divulgar o trabalho da entidade.

Conforme explica Fernandes, o setor de receptivos do turismo nunca foi reconhecido como um segmento “independente”, sendo então regulamentados sob a categoria de “agências com frota própria” nos últimos 30 anos.

“Composto por mais de 3 mil empresas e 70 mil pessoas, o setor é responsável por investir mais de R$ 3 bilhões em equipamentos e faturar em torno de R$ 2,5 bilhões anualmente, além de pagar meio milhão de reais em impostos”, explica o executivo.

Agora, a associação, que foi fundada de forma online durante a pandemia, busca reivindicar direitos próprios através de atualizações da lei geral do turismo, buscando soluções para a burocracia nos níveis Federal, Estadual e Municipal, reduzindo custos operacionais e recebendo incentivos fiscais através da redução e isenção de impostos.

“Queremos diagnosticar, juntos, os principais problemas das três esferas, incentivando a redução de custos operacionais através da criação de novos projetos de lei, por exemplo”, conclui.

Na WTM, a Recept Brasil pretende não só divulgar o surgimento da entidade, obtendo maior validação e reputação, como também almeja captar mais membros para a coalisão, para que possam desfrutar de seus benefícios e possam ser conscientizados com treinamentos para diversos segmentos do trade, ainda para serem realizados.