Setur-PE e Empetur lançam ações para turismo de aventura e criativo

Setur-PE e Empetur lançam ações para fortalecer os segmento de aventura e turismo criativo em Pernambuco

Empetur
Foto: Guga Matos/Bonito (PE)

Com o objetivo de transformar o estado num destino ainda mais representativo, oferecendo serviços e mão de obra qualificados, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, anuncia o Plano Estratégico para o Turismo de Aventura e uma formação para o segmento de turismo criativo.

Ambas ações são destinadas aos gestores municipais e ao trade das regiões. A primeira das iniciativas inicia os trabalhos já nesta quinta (10) e sexta-feiras (11), às 9h, na Sala Caruaru, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE).

O Plano Estratégico para o Turismo de Aventura é realizado em parceria com a Adventure Travel Trade Association (ATTA), entidade internacional especializada no gênero, e tem o objetivo de pensar o setor com foco nos mercados nacional e internacional, desenvolvendo atividades que visam alinhar e educar empresas públicas e privadas, permitindo a priorização de produtos com foco em tendências e demandas do mercado. Um dos produtos a serem oferecidos é um relatório estratégico para apoiar o futuro do destino no turismo sustentável.

Já na área de turismo criativo, será oferecido, em conjunto com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), ao qual está ligado a Recria – Rede Nacional de Turismo Criativo, o curso de Formação para a Inovação da Oferta Turística do Interior de Pernambuco.

Será em formato de uma capacitação técnica para incentivo à criação de novas iniciativas e da elaboração de rotas integradas entre destinos. A ideia é estimular empreendedores locais na criação de produtos e serviços.

“O desenvolvimento do plano estratégico de turismo de aventura servirá para identificar as necessidades de organização, estruturação e requalificação das atividades em todo o Estado, a partir da análise profissional sobre o que já é oferecido e também do olhar sobre o que tem grande potencial e ainda não é trabalhado. Já com relação ao turismo criativo, estamos oferecendo uma capacitação para que novos produtos sejam criados, inovando a oferta turística das cidades”, comenta Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer.

Deixe uma resposta