Curaçao recebeu profissionais do turismo de 26 países (das Américas e da Europa) durante mais uma edição do Global Trade Symposium (Simpósio Global de Turismo), realizado entre 23 e 26 de maio. A primeira após a pandemia, pois a última edição foi organizada em 2019. O evento global contou com a coordenação do Escritório de Turismo de Curaçao (CTB) e da Associação de Hotelaria e Turismo de Curaçao (Chata). Na lista de participantes estavam fornecedores locais, agentes de viagens, operadores turísticos e representantes de companhias aéreas.

Todos os presentes conheceram as novidades entre hotéis e produtos turísticos e participaram de reuniões de negócios com vários setores. Além disso, se atualizaram sobre as estratégias de marketing e posicionamento do destino para o segundo semestre e projeções para 2023 com a apresentação dos gerentes regionais do CTB. Na ocasião também foi anunciada a projeção de visitantes internacionais esperada para 2022, aproximadamente 420.000 turistas estrangeiros, com a expectativa de 8 mil brasileiros.

No setor hoteleiro, Curaçao terá um aumento no número de leitos passando dos atuais 8.500 leitos para 12 mil até dezembro. Até o final do ano estão previstas algumas inaugurações como o Elements Curaçao, o histórico Kura Botanica Hotel e o Courtyard Curaçao by Marriott. Em 1º de junho, abriu as portas o tão esperado Sandals Royal Curaçao entregando 350 quartos renovados e empregando 800 pessoas.

“Os sulamericanos continuam crescendo consideravelmente na chegada de turistas internacionais, assim, esperamos que até dezembro cerca de 40 mil visitantes da região desembarquem por aqui para sentirem eles mesmos uma experiência inesquecível”, comentou Andre Rojer, gerente para América do Sul do CTB, durante a sessão de trabalho com representantes do Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile, Equador e Venezuela

Em relação ao Brasil, Rojer revelou que espera fortalecer a aliança com mais operadoras “comprometidas” com o destino, convocar agentes independentes para formar associações, aumentar a parceria de ações com as companhias aéreas e empresas dos segmentos de moda e casamentos, unir forças com as redes hoteleiras no país e continuar educando o trade sobre como vender Curaçao. A delegação brasileira foi composta por Janaína Araújo, representante de Curaçao no Brasil e diretores da CVC, Viajar Barato e Hurb.

Dentre as novidades nas conexões aéreas foram destacadas o acréscimo de mais um voo da Avianca recentemente e o incremento da Copa Airlines com mais um novo voo que será adicionado em julho (que já voa às segundas, terças, sextas e sábados, desde o Panamá).

Durante os três dias do Global Trade Symposium (Simpósio Global de Turismo), a equipe do CTB preparou uma agenda de atividades para que todos os participantes pudessem conhecer os atrativos turísticos da ilha, desfrutar da variada gastronomia que oferece e participar de noites animadas como uma pequena amostra do carnaval insular, festas na praia e uma apresentação de danças típicas.


Leia também: Curaçao estima receber 10,5 mil brasileiros em 2022