Apesar dos efeitos contínuos da pandemia da covid-19, o Airbnb anunciou que 2021 foi o “melhor ano da história do Airbnb”. O gigante do compartilhamento de residências divulgou seus resultados financeiros positivos do quarto trimestre e do ano inteiro.

As receitas do quarto trimestre e do ano inteiro de 2021 aumentaram quase 80% em relação ao ano anterior e superaram os níveis de 2019, com a receita do quarto trimestre atingindo US$ 1,5 bilhão, um aumento de 78% ano a ano e a receita do ano inteiro de 2021 atingindo US$ 6 bilhões, um aumento de 78% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Airbnb apontou que a variante Ômicron teve menos impacto nas reservas e cancelamentos do que com a Delta no verão passado, e as noites brutas reservadas em dezembro de 2021 cresceram mais de 40% em relação a 2020 e a taxa de cancelamento para o mês foi menor do que no ano anterior.

As diárias reservadas para o quarto trimestre de 2021 foram de 73,4 milhões, um aumento de 59% em relação ao ano anterior, mas uma queda de 3% em relação ao quarto trimestre de 2019. Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb, afirma que, excluindo a região Apac, as diárias registradas para o trimestre aumentaram 8% em relação ao quarto trimestre de 2019.

Para todo o ano de 2021, as hospedagens aumentaram 56% ano a ano, para 300,6 milhões.

Balanço de lucro

A empresa também alcançou seu maior EBITDA ajustado no quarto trimestre e no ano inteiro, com EBITDA ajustado no quarto trimestre de US$ 333 milhões, acima das perdas de EBITDA ajustado no quarto trimestre de US$ 21 milhões em 2020 e US$ 276 milhões em 2019. Para o ano inteiro, o EBITDA ajustado foi de US$ 1,6 bilhão, ou margem EBITDA de 27%, uma melhora em relação à margem EBITDA negativa de 5% em 2019.

O lucro líquido do quarto trimestre de 2021 também atingiu um recorde no quarto trimestre de US$ 55 milhões em comparação com um prejuízo líquido de US$ 3,9 bilhões no quarto trimestre de 2020. Para o ano inteiro de 2021, o prejuízo líquido melhorou US$ 322 milhões em comparação com o mesmo período de 2019.

No quarto trimestre de 2021, o Airbnb viu o valor bruto da reserva – definido como noites reservadas antes de cancelamentos e alterações – saltar 91% ano a ano e 32% ano a ano, para US$ 11,3 bilhões, que a empresa atribui a forte recuperação das noites e Experiências reservadas aliada a diárias médias mais elevadas.

O valor bruto de reserva para o ano inteiro de 2021 aumentou 96% ano a ano e 23% ano a ano, para US$ 46,9 bilhões.

As estadias de longa duração continuam a ser a categoria de crescimento rápido da plataforma por duração da viagem e representaram 22% das noites brutas reservadas no quarto trimestre de 2021, um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2019.

A empresa disse que sua comunidade de anfitriões tinha seis milhões de listagens ativas no final de 2021 e faturou um recorde de US$ 34 bilhões no ano passado.