BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,46

Biden proí­be entrada de aeronaves russas nos EUA

O presidente americano Joe Biden anunciou na noite de terça-feira (1) em seu discurso sobre o Estado da União que proibirá aeronaves russas de sobrevoar o espaço aéreo dos Estados Unidos, aumentando as sanções contra a Rússia por invadir a vizinha Ucrânia.

Os EUA se juntarão a 36 outros países, incluindo o Canadá e as 28 nações da União Europeia, aumentando o estrangulamento da capacidade da Rússia de conduzir negócios e comércio.

“Esta noite, anuncio que nos juntaremos aos nossos aliados para fechar o espaço aéreo americano a todos os voos russos, isolando ainda mais a Rússia e adicionando um aperto adicional em sua economia. Você não tem ideia do que está por vir”, disse Biden, se dirigindo diretamente à Rússia e ao presidente Vladimir Putin.

A Rússia teria que considerar se retribuirá e proibirá os aviões com sede nos EUA de sobrevoar seu espaço aéreo, que tem sido uma rota tradicional leste-oeste para voos que viajam para a Ásia. A reação natural seria ‘sim’, mas, como a revista Time apontou, a Rússia aparentemente ganha um pouco de receita ao permitir que os aviões dos EUA sobrevoem seu espaço aéreo ou pousem em seus aeroportos.

Ainda assim, a decisão de Biden significa mais problemas para o setor de aviação, incluindo aumento dos custos de combustível, mudanças de rota, atrasos e cancelamentos, e a possível necessidade de parar no caminho para uma escala e/ou reabastecimento – sem mencionar a interrupção adicional do mercado global.

Ambos os voos comerciais e de carga seriam afetados por não poder viajar pelo espaço aéreo russo, embora a FedEx e a UPS tenham anunciado dias atrás que estavam suspendendo as entregas para a Rússia. O objetivo das sanções formais – bem como decisões de negócios privados de empresas como FedEx e UPS, ou bares e lojas de bebidas que se recusam a servir bebidas fabricadas na Rússia – é estrangular a economia da Rússia.

“Ao longo de nossa história, aprendemos esta lição – quando os ditadores não pagam um preço por sua agressão, eles causam mais caos”, disse Biden. “Eles continuam se movendo, e os custos e ameaças para a América e o mundo continuam aumentando”, concluiu.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Uniabla debate Reforma Tributária e tecnologia...

Evento gratuito será realizado em 2 de julho e reunirá especialistas para orientar empresários do setor de locação

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS