Conforme o conflito entre Rússia e Ucrânia se estende, as companhias aéreas com rotas que passavam pelo espaço aéreo russo precisam de adaptação. As recentes sanções ao país que iniciou a guerra, bem como uma estratégia para evitar o território hostil, trouxe a necessidade de mudanças nos itinerários que ligam Europa ao nordeste da Ásia.

De acordo com a Flight Radar 24, apesar das companhias aéreas não divulgarem as novidades sobre rotas, existem sim alterações.

As aéreas do Grupo Lufthansa, Swiss e a própria Lufthansa, reiniciaram os voos para o nordeste da Ásia. O voo que a segunda operava de Munique para Tóquio (Haneda) retornou, além da rota Zurique e Hong Kong da primeira. Em ambos os casos, eles tomaram a rota do sul, sobrevoando o Cazaquistão.

Quanto à Finnair, empresa da Finlândia, o voo à região toman a rota norte, adicionando horas à sua rota anterior sobre a Rússia.

No caso de British Airways e Virgin Atlantic, do Reino Unido, os voos para a região nordeste da Ásia continuam suspensos.

Companhias aéreas japonesas

A Ana afirma que seus voos para a Europa estão suspensos pelo menos até o final deste mês. A Jal, no entanto, retomou recentemente as conexões com Londres, voando sobre o Ártico com a média de 14 horas e 38 minutos voando sobre Alasca, Canadá, Groenlândia e Islândia — duas horas a mais que via Rússia.

Até o momento, segundo o Flight Radar 24, as únicas companhias aéreas que voam China-Europa passando pelo espaço aéreo russo são companhias aéreas chinesas.