A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e a ABAV São Paulo | Aviesp assinaram na quarta-feira (30/08), na sede da ABAV São Paulo | Aviesp, o acordo de Cooperação que visa o incremento do turismo LGBT no estado de São Paulo com os associados e parceiros de ambas entidades.

Nas próximas semanas será desenvolvido um plano de ação que compreende o período de setembro de 2022 à dezembro de 2023. Entre sensibilizações, cursos, treinamentos e eventos das entidades e até eventos que podem ser constituídos em parceira, o plano de trabalho tem foco no turismo LGBT e como destaque o ABAV MeetingSP que acontece nos dias 17 e 18 de novembro deste ano na Capital Paulista, na 45ª ABAV TravelSP que acontece em Águas de Lindóia nos dias 30 e 31 de março de 2023 e na Conferência Internacional da Diversidade, promovida pela Câmara LGBT que acontece entre os dias 25 e 28 de abril de 2023 em São Paulo.

Para a Câmara LGBT, assinar este acordo de cooperação com a ABAV São Paulo | Aviesp, vem de encontro com o acordo que a entidade tem com o Governo do Estado de São Paulo para a construção do mapa da Diversidade. “A assinatura do acordo é um marco para a Câmara LGBT, que já vem desenvolvendo um trabalho com os destinos do Estado de SP e que agora vai ampliar suas ações no Estado com o trabalho desenvolvido com as agências de viagens, associados e parceiros da ABAV São Paulo | Aviesp. As duas entidades irão caminhar juntas preparando o plano de trabalho, apoiando e dando suporte às ações, projetos e eventos da entidade parceira, além de pensarem juntas a organizações de ações que vão nascer com esta parceria. Estamos muito honrados com este momento e sabemos que desta semeadura muitos frutos vão surgir nos próximos meses”, declarou Ricardo Gomes, Presidente da Câmara LGBT.

Para a ABAV Aviesp o acordo que vinha sendo alinhavado desde junho chega em momento oportuno para o planejamento das ações que estão por vir. “”O objetivo da Abav-SP | Aviesp é ampliar o nosso compromisso com a diversidade e estamos muito felizes em oficialmente sermos parceiros da Câmara LGBT com ações de interesse do turismo em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva”, comenta Fernando Santos, presidente da Abav-SP | Aviesp.

Com o acordo de cooperação em andamento, a parceria entre as duas organizações irá promover o fortalecimento mútuo em ações conjuntas e individuais e em prol de uma sociedade com menos preconceito, mais diversa e inclusiva tendo o turismo LGBT como mola propulsora.

As entidades vão trabalhar em parceria na promoção da diversidade nas empresas, organizações e poder público, promovendo um maior nível de inclusão da população LGBTIQIA+, não apenas com os turistas, mas também como colabores do trade turístico em todas as instâncias e incentivar oportunidades de comércio, geração de empregos e parcerias entre os membros das entidades.


Leia também: Abav Nacional inicia divulgação da agenda da Vila do Saber