Em 2022 a crise da mão de obra em hotelaria no Brasil vem em crescente há muito tempo e a professora da USP Mariana Aldrigui comentou um pouco sobre a situação e maneiras que podemos encontrar para combater essa crise no 4o Fórum de hotelaria fohb.

Mariana destacou os principais motivos para a crise estar ocorrendo e dentre eles ficaram principalmente o desinteresse dos jovens na profissão hoteleira, isso devido principalmente a competição de outras áreas, como por exemplo, a área de tecnologia, que exige praticamente os mesmos níveis de habilidade mas que pagam até 3 vezes mais, seja em estágio, trainee ou em um primeiro emprego.

Além disso os jovens hoje buscam um conforto maior entre lazer e trabalho, coisa que muitas vezes não acreditam ser bom o suficiente na área hoteleira.

Como solução, Mariana ofereceu que o mercado busque reajuste nos planos salariais, maior fidelidade da empresa com o funcionário e vice-versa, treinamentos e melhoras na jornada de trabalho. A professor também citou que não é necessário sempre ir atrás do mais jovem e que as vezes vale a pena investir em pessoas mais experientes, seja em tempo de carreira ou idade.

“A falta de atratividade na hotelaria hoje, é o nosso maior inimigo e precisamos deixar cada vez mais atraente e interessante para os jovens, com novas politicas salariais, treinamento e estudar mais nossos concorrentes de outras áreas para tentar oferecer o mais próximo do que eles oferecem.” Comentou Mariana


Leia também: Fórum de hotelaria Fohb: Visit São Paulo dá palestra sobre o turismo em São Paulo e seu imediatismo para a retomada do turismo