Com o intuito de conhecer o perfil socioeconômico dos visitantes de Fernando de Noronha, a Setur-PE e a Empetur realizaram a Pesquisa do Perfil do Turismo Receptivo no Aeroporto do Arquipélago em duas fases: de 25 a 31 de maio e de 25 a 31 de julho. Nos dois períodos, os meios de hospedagem registraram uma ocupação média de 84% e o visitante permaneceu em média cinco dias no destino, com gasto médio individual diário de R$ 673.

Entre os principais emissores de turistas para o destino, estão: São Paulo (32%), Pernambuco (17%), Rio de Janeiro (9%) e Minas Gerais (5%). Do público internacional, o destaque vai para França (22%), Alemanha (13%), Estados Unidos (13%) e Canadá (4%).

A secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, destaca a força da paisagem monumental da ilha, que encanta visitantes de todo o mundo. “Além da beleza natural, o destino oferece uma boa estrutura receptiva de hospedagem e alimentação, e ainda equipamentos que valem muito a visita, como o Museu Aberto Tartaruga Marinha, o Memorial Noronhense e o Espaço Cultural Américo Vespúcio.”

A escolha do destino Fernando de Noronha passa, principalmente, pela indicação de parentes e amigos (71%). Além disso, entre os entrevistados, 78% estiveram pela primeira vez no arquipélago, 96% consideram que a viagem superou ou correspondeu às expectativas iniciais e 94% avaliam como bom ou ótimo.

Outros itens bem avaliados foram os atrativos naturais, os passeios oferecidos, incluindo de barco ou lancha, e stand up. E mais, 98% dos entrevistados afirmaram que recomendariam o destino e 90% têm intenção de retornar.


Leia também: Ações da Embratur incrementam R$ 48,5 milhões em viagens ao Brasil