Com a saída de Daniela Carneiro, Celso Sabino (União Brasil) toma posse do Ministério do Turismo (MTur) em evento oficial nesta quinta-feira (03), no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília. Na prática, o deputado já comandava a pasta desde que foi nomeado no Diário Oficial da União em 14 de julho, com a cerimônia postergada em função do recesso do Congresso Nacional. Na ocasião, também foi assinado o decreto de instalação do novo CNT (Conselho Nacional de Turismo) e anunciado novas propostas para o desenvolvimento do setor.

“É uma honra estar assumindo o compromisso e a missão de tornar o Turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, que ajude a alavancar nossa economia e a melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, comemora Sabino, no discurso de posse. “Sendo um setor transversal que se relaciona com tantos setores e atores, será fundamental a interlocução com a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, os Ministérios e governos municipais e estaduais”, acrescenta.

Para contextualizar a situação do setor, o Brasil alcançou a marca de 6,3 milhões de visitantes estrangeiros antes da pandemia em 2019. “Estamos ainda muito aquém do que poderíamos chegar, pois se trata do mesmo número de turistas internacionais que estiveram na Torre Eiffel em um único aparelho em Paris. Nossa vizinha Argentina recebeu mais de 7 milhões, Estados Unidos, 50 milhões; China, 65 milhões e Espanha, 71 milhões de turistas estrangeiros”, compara Sabino.

O ministro anunciou ainda a construção de um plano nacional de desenvolvimento do Turismo, com programas, metas, objetivos e ações que serão apresentadas ao Presidente da República no mês que vem. O programa, segundo Sabino, busca como inspiração iniciativas de sucesso, como Portugal, que triplicou o número de turistas estrangeiros em 10 anos.

Entre as propostas adiantadas pelo novo ministro, estão:

  • Descontos nas entradas de atrativos e parques nacionais para turistas estrangeiros que visitam o Brasil pela primeira vez.
  • Estímulo à produção cinematográfica para promoção de destinos brasileiros e campanhas publicitárias.
  • Lançamento do programa “Conheça o Brasil” para incentivar viagens internas com descontos para pessoas da melhor idade e trabalhadores de baixa renda.
  • Programas de apoio micro e pequenas empresas do setor turístico, incluindo recursos para aquisição de equipamentos, reformas e capital de giro.
  • Iniciativas de combate à exploração sexual e melhoria da segurança turística.
  • Reformulação do Conselho Nacional do Turismo com ampliação da participação de órgãos públicos, instituições privadas e representantes do trade e do congresso nacional.
  • Preparativos para sediar a COP 30 (Conferência do Clima das Nações Unidas) em Belém, com o objetivo de mostrar os esforços do Brasil na proteção dos ecossistemas e da biodiversidade. 
  • Aproveitar o evento internacional para transformar Belém em um grande hub turístico que conectará todas as capitais brasileiras.

“Assim como a construção de Brasília estimulou o processo de interiorização e a Transamazônica fortaleceu a unidade nacional com a região norte do país, o Turismo também tem o potencial transformador de levar desenvolvimento para mais regiões do nosso Brasil”, afirma Sabino. ” Além disso, a transversalidade do setor é capaz de estimular a educação, saúde, emprego e renda, buscando aliar turismo cidadania e desenvolvimento”, complementa.

Para tal, o ministro sugere o diálogo aberto e a realização de parcerias com diversos ministérios e entidades para integrar o Turismo a diversas áreas. “Temos a necessidade de transformar o interesse que os estrangeiros têm de conhecer o Brasil em uma ferramenta de geração de riqueza, emprego, renda e qualidade de vida a todos os brasileiros. Por isso contamos com o apoio de todos vocês”, finaliza Sabino.