Empreendedores, marisqueiras e baianas de acarajé dos municípios de Maraú e Camamu, nas zonas turísticas Costa do Cacau e Costa do Dendê, respectivamente, receberam, na última quinta-feira (15), os certificados de capacitação e qualificação, nas áreas de atendimento ao turista, gestão empresarial e gastronomia. Os cursos gratuitos foram oferecidos pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), beneficiando 159 pessoas.

“Preparamos quem está envolvido com atividades turísticas, pois é fundamental que o visitante tenha um ótimo acolhimento, para que ele possa voltar mais vezes e indicar a região aos familiares e amigos. Assim, fortalecemos a economia local”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que fez a entrega dos certificados.

A marisqueira Mônica Santos Passos, de 34 anos, relatou que o curso mudou sua visão do trabalho na cozinha. “Aprendi muito sobre reciclagem e os cuidados com a higienização de alimentos, fundamental para que o turista saia daqui com boas referências”.

Para a presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação da Baía de Camamu, Úrsula Montes, “esta ação do Governo do Estado oferece a oportunidade para que o turismo de base seja desenvolvido, qualificando trabalhadores da região, em vez de buscá-los fora”.


Leia também: Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur