O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte se consolida no cenário nacional como Hub Logístico Multimodal em constante movimento e evolução, mantendo o foco na inovação e o olhar atento no mercado. Aliando a eficiência operacional dos sistemas, fundamentada no mais avançado conteúdo tecnológico, com a performance de capacitação da equipe, o aeroporto aposta na indústria 4.0 para garantir agilidade e atendimento de excelência a toda cadeia do comércio exterior.

Essa temática é um dos destaques do Congresso BIN@Minas 2022, organizado pela FCJ Venture Builder em conjunto com a FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que reuniu pesquisadores e especialistas globais em Belo Horizonte, com o objetivo de
aproximar o universo acadêmico das práticas de mercado em torno do Crescimento da Economia de Inovação. “Integramos um ambiente de múltiplas operações, e a inovação está no nosso DNA, uma vez que somos o primeiro Aeroporto Industrial do Brasil e, agora, o primeiro a criar o projeto do Centro de Inovação”, afirma a gestora de Inovação da BH Airport, Mariana Yazbeck.

“A participação da BH Airport em um evento de inovação de envergadura internacional é muito relevante, na medida em que posiciona o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte como ator estratégico do ecossistema da inovação de Minas e do Brasil”, avalia, Mariana Yazbeck, gestora de Inovação da BH Airport, que também reforça a capacidade da concessionária demonstrar que é possível alavancar a inovação em um setor altamente regulado.

O gestor do Hub Logístico Multimodal da BH Airport, Marcelo Farias, representou o aeroporto no painel “Logísticas Avançadas” e contribuiu para a troca de conhecimentos e experiências nas melhores práticas relacionadas à interface ser humano e inovação tecnológica. “Com uma equipe forte, conectada, capacitada e realizada no trabalho, a empresa faz a diferença e ganha em eficiência, agilidade e resultado a partir de soluções mais eficazes”, compartilha, ressaltando a necessidade de promover uma mudança de cultura para alcançar um patamar de sustentabilidade que coloque as pessoas no centro da discussão.

Alternando o foco do painel para a logística do aeroporto, Marcelo Farias destacou a posição dianteira do terminal mineiro com a projeção internacional do hub em conexões por céu, terra e mar. Nesse cenário, investimentos e parcerias configuram como elementos fundamentais para o fortalecimento e consolidação do aeroporto como centro de logística, doméstica e internacional, e de recebimento, armazenagem e distribuição de cargas, viabilizando soluções eficientes para os clientes.

“Por meio do Programa de Parceiros Logísticos, desenvolvemos iniciativas inovadoras, produtos e customizações como diferencial para atender o mercado, evidenciando o cliente como uma referência, olhando para sua melhor experiência conosco”, ressalta, sinalizando o valor da sinergia estratégica com os parceiros.

“Atualmente, além das cargas aéreas, estamos entre os maiores recebedores nas modalidades de container fechado (full container) e de carga fracionada marítima (Less Container Load) do país”, declara Marcelo Farias, revelando que o Hub Logístico Multimodal está em constante evolução, sempre atento ao crescimento de relevantes fatias do mercado, como o e-commerce. A novidade anunciada recentemente sobre o lançamento do projeto do Centro de Inovação dentro do aeroporto foi outro destaque celebrado pelo gestor
da BH Airport na BIN@Minas.


Leia também: Aeroporto de BH recebe pela 2° vez o reconhecimento de Aeroporto Verde