Quem trabalha com gestão de destinos turísticos no Brasil, certamente enfrentou desafios como a falta de planejamento, de recursos, de equipe técnica, dificuldade de execução, mudanças de prioridades e o engavetamento de projetos. Acostumados a lidar com esse cenário, os consultores da Lab Turismo transformaram o conhecimento adquirido ao longo de duas décadas de experiência na coordenação de processos de planejamento, gestão e marketing para empresas e destinos em um produto inovador: o Maptur.

O sistema Maptur (Mapa Estratégico para Gestão do Turismo) é uma ferramenta de gestão online exclusiva, que tem como objetivo apoiar o planejamento e a execução de ações, que possibilitam o desenvolvimento competitivo e sustentável dos destinos turísticos brasileiros. Com essa solução é possível fazer uma análise detalhada da situação de cada destino, entender os fatores internos e externos que impactam suas decisões, definir metas e objetivos estratégicos, priorizar ações, executá-las e mensurar cada resultado obtido.

Tudo isso, com o apoio de um time de especialistas no setor, que acompanha todo o processo, ao longo de 12 meses de mentoria. Através de um sistema ágil – com base em uma tecnologia que facilita o acesso de todos os envolvidos e o compartilhamento das informações – é feita uma análise completa da realidade atual daquela cidade ou região. Nessa etapa são avaliados aspectos como a oferta, qual a sua vocação e potencialidades; demanda, quem busca ou pode se motivar pelo que o destino oferece; e governança, como está o grupo que lidera o destino.

Planejamento turístico

Em seguida é feita uma análise Swot, instrumento conhecido entre gestores públicos e privados, para identificar os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com base em todas essas informações é elaborado então um mapa estratégico do destino, que é um grande plano de ação. 

Essas ações são constantemente atualizadas, sempre com o apoio e acompanhamento de consultores especializados. Entre as principais metas a serem atingidas através do Maptur estão a elaboração de um mapa completo das atividades, com datas de início e conclusão; melhoria da oferta turística e o fortalecimento da promoção e comercialização do destino.

“Faltava uma forma de atender os destinos turísticos com capacidade técnica, consistência e tecnologia ao mesmo tempo. O planejamento de turismo era feito de forma muito artesanal, em arquivos offline e o Maptur veio justamente para colocar esse planejamento na era digital, de forma mais moderna e eficaz”, afirma Richard Alves, sócio consultor da Lab Turismo. Segundo ele, “o Maptur é a melhor forma de um município ou uma região fazer um planejamento municipal de turismo prático e consistente”.


Leia também: Maptur: ferramenta de gestão para destinos é lançada