Na noite desta quinta-feira (03/11), o Grupo LATAM deixou oficialmente de fazer parte do Chapter 11 (Cápitulo 11), programa da justiça americana para recuperação de empresas.


“Estamos felizes em concluir uma transformação significativa e sair desse processo de reorganização com uma posição financeira fortaleicida e um compromisso renovado com a excelência operacional.” Comentou Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM.
O Grupo LATAM entrou no programa em maio de 2022, logo no ínicio da pandemia. Tendo alcançado uma malha aérea de 144 destinos em 22 países em outubro, a LATAM prevê recuperação de mais de 85% da sua capacidade global até o fim de 2022.
No ano de 2022 o grupo alcancou a marca de U$2.2 bilhões de liquidez e teve uma redução de aproximadamente U$3.6 bilhões em dívidas, uma redução de 35% em relação ao período antes de entrar no processo da Chapter 11.


“Hoje é um marco importante para a LATAM. Estamos satisfeitos por concluir uma transformação significativa e sair do nosso processo de reorganização com uma posição financeira fortalecida e um compromisso renovado com a excelência operacional. Como grupo, com um dinâmico time de 30.000 funcionários e uma malha aérea incomparável, esperamos continuar oferecendo aos passageiros a melhor alternativa para viagens na América do Sul e atendendo as necessidades dos diversos países onde operamos”, afirma Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.


O histórico do grupo LATAM, a sua liderança na América Latina e o seu robusto plano de negócios permitiram concluir a sua reorganização com o apoio de importantes novos acionistas, incluindo Sixth Street, Strategic Value Partners e Sculptor Capital Management, e dos acionistas estratégicos atuais: Delta, Qatar e a família Cueto.
Em 15 de novembro de 2022 será realizada uma Assembleia Geral Extraordinária para renovar o Conselho de Administração do LATAM Airlines Group S.A.


Leia também: Latam sairá de recuperação judicial em novembro