Abraços, muita emoção e homenagens marcaram o fim da 34ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris). A cerimônia de encerramento foi realizada na Sala de Imprensa do evento, no Serra Park, e reuniu a imprensa, autoridades e convidados. Marta Rossi e Eduardo Zorzanello aproveitaram o momento para agradecer a credibilidade do trade, assim como o apoio dedicado ao evento.

Para a organização do evento, esta foi considerada a maior e melhor de todas as edições. Registrou um crescimento de 120% em relação a 2021, 16% comparado com 2019, reunindo mais de 2.700 marcas em exposição, 12.500 inscritos e mais de 40 destinos internacionais.

Luciano Teixeira, executivo de vendas da FRT Operadora (Porto Alegre) recebeu o certificado e premiação de Embaixador por levar o maior número de agentes de viagem para o evento. Ao todo foram 245 profissionais.

Em seguida ocorreu a entrega do Troféu Silvia Zorzanello, que foi dedicado à empresária Jussara Höppner, diretora do Parque Mini Mundo e do Hotel Ritta Höppner. A honraria foi criada pela Câmara de Vereadores de Gramado em 2011 e reconhece pessoas e empresas que possuem relevância no cenário turístico brasileiro.

Esta foi a primeira vez que o prêmio foi entregue no ambiente do Festuris. Os anteriores foram entregues em sessão solene na Câmara de Vereadores. Renan Sartori, presidente da Câmara de Vereadores, e o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, falecida em 2010, entregaram o troféu.

Renan Sartori parabenizou o evento pelo sucesso e disse que a homenagem para Jussara Höppner reconhecia uma mulher empreendedora, como era Sílvia Zorzanello. “Uma empreendedora notável da Serra Gaúcha, que faz a diferença no segmento turístico e social”, pontuou.

O ato também teve a participação da secretária municipal de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk. Depois de revelar sua gratidão pela visibilidade que o Festuris dá para Gramado, Rosa disse que Sílvia, Marta e Jussara elevaram o nome de Gramado.

“Há 34 anos, elas foram mulheres à frente do seu tempo e acreditaram que Gramado poderia ter no turismo o seu motor de desenvolvimento econômico. Hoje, quase 90% da arrecadação do município advém da cadeia de produção do turismo”, pontuou a secretária.

Emocionado, Eduardo Zorzanello ressaltou que a família se sentia emocionada com a homenagem feita à Jussara Höppner, identificando nela muito da personalidade da mãe Sílvia. “A mãe foi uma pessoa que lutou muito pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul, teve um trabalho social e comunitário, soube estar à frente do seu tempo. O feminismo desbravando, muitas vezes, um estado concervador. ”, ressaltou Zorzanello.

Conheça Jussara Höppner

A escolha de Jussara Höppner reconhece uma das lideranças femininas do turismo de Gramado. Em 1969, ao lado do esposo Heino Höppner, inaugurou o Hotel Ritta Höppner. Em 1983 abriram o Mini Mundo, primeiro parque temático de Gramado.

O empreendedorismo e o olhar para o social caminharam juntos na trajetória da família Höppner. Além da ampliação do negócio da família, o olhar social fez com que trouxesse para Gramado o Projeto Aluno Nota 10 (reconhecimento aos melhores estudantes do município) e a Campanha do Alimento (possibilita o ingresso no parque em troca de alimentos).

35º Festuris em 2023

Ao fim do evento foi apresentada a nova identidade visual da Festuris, que em 2023 completa 35 anos. A data da próxima edição já está marcada no calendário: será realizada entre os dias 9 e 12 de novembro. Com o sucesso da edição deste ano, a expectativa para a próxima edição está grande entre o trade.

Representando todas as entidades do setor de turismo do Rio Grande do Sul, Lúcia Bentz, presidente da Abav-RS, disse que o sucesso do evento é resultado da união de esforços da equipe do Festuris e da Abav RS. “Formamos uma seleção campeã”, afirmou ela.


Leia também: Festuris inicia 34ª edição e espera receber mais de 12 mil visitantes