O lançamento do Catálogo de Soluções Tecnológicas para Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) foi um dos destaques da reunião virtual da Câmara de Turismo 4.0 realizada em 10 de novembro. A publicação, elaborada pelos ministérios do Turismo; da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Instituto Ciudades del Futuro (ICF), da Argentina, reúne inovações tecnológicas na área de turismo desenvolvidas por micro e pequenas empresas, startups e órgãos públicos.

O objetivo do catálogo é facilitar o acesso de gestores do setor a soluções que, especialmente no período pós-pandemia de covid-19, auxiliem os destinos nacionais a melhorar sua competitividade turística, aproximando a oferta e a procura por projetos no ramo. Além disso, o documento busca constituir uma importante vitrine para os responsáveis pelos serviços disponibilizados, a fim de valorizar ações empreendedoras voltadas ao segmento turístico.

A Câmara de Turismo 4.0 resulta de um acordo de cooperação técnica firmado em outubro de 2020 entre o MTur e o MCTI. Composta por integrantes dos dois órgãos, de outras pastas públicas federais, estaduais e municipais e representantes da iniciativa privada, o colegiado têm como objetivos identificar gargalos à adoção de ferramentas tecnológicas na área, fomentar o desenvolvimento de inovações e incentivar a criação de startups voltadas ao segmento, entre outros propósitos.

Na reunião, a coordenadora-geral de Produtos Turísticos do MTur, Tatiana Petra, enalteceu o trabalho do grupo e apontou conquistas. “Essa Câmara foi o pontapé para vários trabalhos, como a criação do Modelo Metodológico DTI Brasil, que se tornou uma estratégia nacional e conquistou posicionamento entre DTI do mundo todo; e o ingresso na Rede Ibero-americana de DTI, do qual o Brasil faz parte e vem colaborando na sua formação”, comentou.

Também presente à reunião, o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, Henrique Miguel, ressaltou o empenho por melhorias. “A Câmara de Turismo traz o desafio de inserir, evidenciar e implementar soluções no turismo, buscando soluções no nosso meio, de ciência, tecnologia e inovação, em parceria com as cidades. E nós identificamos nessas diretrizes a importância do turismo ao desenvolvimento do país”, salientou.

Entregas

O encontro virtual do dia 10 de novembro reuniu, ainda, a coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos do MTur, Bárbara Blaudt, que lembrou que o órgão disponibiliza o Manual Metodológico DTI Brasil. A publicação é voltada à implantação de destinos do tipo. Também já está disponível uma cartilha digital sobre o processo de transformação de cidades em DTI, explicando os conceitos envolvidos e os eixos metodológicos aplicados.

Na reunião, Everton Goursand, da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, detalhou o apoio ao desenvolvimento de soluções tecnológicas no setor. Já Juliana Bettini, especialista em turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), informou que seguem até 18.11 inscrições no processo seletivo organizado junto ao Sebrae Nacional para auxílio à implementação de estratégias de DTI em 10 destinos turísticos brasileiros, englobando os eixos de governança, tecnologia e promoção e marketing

O encontro virtual também contou, entre outros, com a participação de Régis Oliveira, gerente da Rede Nacional de Governo Digital da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. Oliveira abordou o funcionamento do sistema, que tem como finalidade promover a colaboração, o incentivo, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática no âmbito do governo federal.

Inovação

No último mês de setembro, o MTur, em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, lançou o “Perfil do Turista” na plataforma Gov br. A iniciativa reúne, em um só lugar, informações e serviços públicos de vários órgãos federais voltados a turistas e a empresários do setor, como a pesquisa de guias de turismo, a emissão de passaporte e do Certificado Internacional de Vacinação.


Leia também: Cidades Inteligentes: conceito vai além de tecnologia