O auditório do Hotel Baía Cabrália ficou lotado na noite desta quarta-feira, 7, para o I Encontro do Turismo de Cabrália, que reuniu autoridades municipais, empresários do setor turístico, comerciantes e comunidade.

O evento marca um novo tempo para o setor na cidade, que agora passa a ter um novo Plano Municipal de Turismo. Dentre as inovações, estão o lançamento de uma nova logomarca e um planejamento de ações estratégicas em vários setores como infraestrutura, gestão, competitividade e mercado.

Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Paulo César Magalhães, a gestão profissional do turismo é um marco histórico para  Cabrália. “Estamos fazendo algo inédito, realizando o direcionamento estratégico com base no mapeamento da oferta e nas expectativas da comunidade, que participou ativamente da elaboração do plano através de oficinas e escutas coletivas”, explicou o secretário, agradecendo a confiança e participação do Prefeito Agnelo Santos em todo o projeto.

O trabalho, realizado em parceria com o Sebrae, trouxe dados relevantes, como o levantamento de 4 mil leitos na cidade, a origem dos turistas estrangeiros, sendo a maioria da Argentina, seguido por Alemanha e Estados Unidos. No âmbito nacional, a prevalência é de turistas baianos, depois os mineiros e paulistas.

Alex Brito, Gerente Regional do Sebrae, destacou a necessidade de aperfeiçoamento e treinamento das equipes de trabalho envolvidas nas diversas atividades englobadas pelo turismo, sendo as Capacitações uma das propostas do Direcionamento Estratégico: “é extremamente importante que tenhamos, além de uma marca bem definida, uma hotelaria, gastronomia e demais setores bem treinados e prontos para receber com muita qualidade, extraindo todo o potencial que Cabrália tem de competir em pé de igualdade com grandes mercados”.

O consultor do Sebrae e Diretor da Ori Brazil, Rafael Braga, destacou que no setor de alimentação, 8 mil cadeiras foram mapeadas na cidade, sendo 63% delas em Coroa Vermelha. “Foi possível vermos oportunidades, como a falta de oferta de gastronomia à noite”, comentou. Ele explicou a metodologia do trabalho, onde o planejamento é dividido em infraestrutura, gestão estratégica, competitividade e inovação e acesso ao mercado.

Nova logomarca e palestra motivacional

Utilizando como base um cocar indígena estilizado, a nova logomarca turística de Cabrália foi apresentada como uma grande surpresa para os participantes, sendo composta por variações de cores de acordo com características de cada destinos, como Coroa Vermelha, Santo André, Santo Antônio e Guaiú.

A idealização e concepção das novas logos baseou-se não somente na representação simbólica do município e seus distritos, mas também suas potencialidades e melhores vocações turísticas. A proposta é de uma marca forte tanto de forma identitária quanto comercial e institucional, podendo ser aplicada em diversas peças, tais como souvenirs, vestuários, sinalização, etc.

Para fechar a noite tão especial, o palestrante nacional Erik Penna fez uma apresentação bastante recheada de informações, experiências  interativas e com pitadas de humor, baseada em técnicas de atendimento e estratégias de vendas, envolvendo todos os presentes e provocando muita interação com o público, que aprovou.

“Esse tipo de ação é de grande importância para o turismo da nossa cidade. Parabenizo a gestão pela iniciativa e estou saindo daqui muito feliz e com grandes ideias para meu negócio”, finalizou o empresário Dorival Reis, proprietário da Ilha do Sol


Leia também: Accor abre Novotel em Santa Cruz de la Sierra na Bolívia