A CVC e o Instituto CVC acabam de fechar parceria com a startup de biotecnologia Biofábrica de Corais, especializada em pesquisa e desenvolvimento em ciências físicas e naturais voltada à regeneração e conservação de ecossistemas recifais em Ipojuca – Porto de Galinhas (PE).

A maior operadora de viagens do país vai financiar, por meio do recém-criado Instituto CVC, a recuperação de corais na costa litorânea de Ipojuca, por meio da implantação de novas mesas de cultivo de corais, em área controlada do oceano, contribuindo para a biodiversidade marinha, e em ações de turismo e educação ambiental.

Além da regeneração de 600 fragmentos de corais – que vai dar origem à 30 colônias biofabricadas e que se somam à meta já realizada de 1,2 mil corais regenerados pela Biofábrica durante 2021-2022, a operadora de viagens realizará diversas ações educativas até março de 2023, em parceria com o time de biólogos e pesquisadores, com apoio da Luck Receptivo (seu parceiro em turismo receptivo na região há mais de 30 anos) e da Porto de Galinhas Convention Bureau, associação que reúne hotéis e pousadas parceiras:

  • Blitzes em cerca de 130 hotéis e pousadas parceiros na região, com foco em educação ambiental e divulgação da campanha aos consumidores “Adote um Coral”, para ampliar a capacidade de regeneração;
  • Duas capacitações para profissionais de turismo, de resorts que também apoiam a causa ambiental – Vivá e  Village, para destacar a importância da regeneração dos corais na costa, como atividade geradora de riquezas ambientais e renda e seus efeitos no combate às ações climáticas;
  • Duas ações in loco de voluntariado em turismo regenerativo, para exemplificar na prática como é feito o processo de regeneração, sendo uma envolvendo colaboradores e franqueados CVC da região, e outra com cunho em educação socioambiental, com crianças e adolescentes da rede de ensino municipal;
  • Divulgações aos clientes CVC, com viagens agendadas no período, com envio do Guia do Viajante Consciente CVC (disponível na plataforma de conteúdo CVC+) e convite à causa “Adote um Coral”;
  • Famtour com franqueados da CVC pelo Brasil, que mais realizam reservas para o destino, para realizarem visita técnica conhecendo novidades em atrações turísticas e empreendimentos hoteleiros da região, incluindo visitação às ações em turismo regenerativo, resiliência costeira e conservação de ambientes.

Trata-se da primeira parceria institucional do Instituto CVC, criado recentemente com o objetivo de fomentar parcerias em regeneração e conservação em destinos prioritários, e integra o REprograma CVC Corp, plano de sustentabilidade do grupo CVC Corp, com compromissos públicos até 2030.

Rudã Fernandes, engenheiro de pesca e CEO da Biofábrica de Corais, destaca que “a chegada da maior operadora de viagens CVC e da Luck Receptivo à Biofábrica de Corais reforçam o compromisso de longo prazo desses dois importantes operadores, em contribuírem com a regeneração e a conservação das piscinas naturais, além de possibilitar a levar experiências únicas e sustentáveis até a ponta, para os turistas, para que o destino também seja referência em sustentabilidade”.

Leonel Andrade, CEO da CVC Corp, destaca que “a iniciativa reforça ainda mais o papel de liderança e protagonismo do grupo, que ao longo de 50 anos de história vem contribuindo para o desenvolvimento do setor de viagens e, desde 2021, incluindo em sua atuação e gestão, o avanço na sustentabilidade e diversidade, através do REprograma CVC Corp, para oferecer sempre a melhor experiência aos clientes”.

Todos os hotéis e pousadas da região poderão aderir à campanha “Adote um Coral” e, adicionalmente, caso tenham interesse em ampliar a atuação do hotel na sustentabilidade da região, a Biofabrica oferece opções de patrocínios/apoios que também podem contemplar sessões educativas com times e/ou clientes sobre a importância do turismo regenerativo.

Objetivo da iniciativa

Essa iniciativa tem como objetivo mobilizar toda a cadeia produtiva do setor, visto que a manutenção dos corais é fonte de renda para pesca, economia e turismo local, e está alinhada com os objetivos estratégicos do Pacto Global da ONU, que nomeou o período de 2021-2030 como a Década da Restauração de Ecossistemas, convocação para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para benefício das pessoas e da natureza, no alcance dos objetivos globais da ONU. A CVC é signatária do Pacto Global da ONU desde 2021.


Leia também: CVC lança novas funcionalidades no aplicativo, que agora permite contato direto com as lojas