Nomeado presidente da Embratur em 13 de janeiro, Marcelo Freixo usou os primeiros dez dias à frente da Agência focado nas metas estabelecidas em sua mensagem de posse: “arrumar a casa e recuperar a imagem do país internacionalmente”.

Além de anunciar dois novos diretores com experiência e qualificação comprovadas – Roberto P. Gevaerd na Gestão Corporativa e Jaqueline Gil na Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação -, Freixo adotou prontamente o projeto de tornar a agenda do turismo interministerial e já iniciou o processo de retomada da Marca Brasil para promover o Brasil mundo afora.

“Faremos uma gestão técnica e transparente, com base nas boas práticas do mercado. Vamos retomar o foco em marketing, promoção e apoio à comercialização do Brasil no exterior, com base em inteligência de dados e big data, parcerias com os setores público e privado, investimentos em inovação, inserção da agenda de sustentabilidade e ações climáticas e foco em resultados”, garante.

Ainda de acordo com o presidente da Embratur, “o turismo é essencial para superarmos a crise e criarmos emprego, o que falta são políticas públicas e programas que fortaleçam o setor. Para alcançarmos esses objetivos, vamos nos articular e realizar ações integradas com diversos ministérios para promovermos o turismo brasileiro”.

Dez dias de Freixo

Assim que Freixo assumiu a presidência, deu sequência a uma série de agendas que já apresentam desdobramentos importantes para o setor. Na primeira semana, o presidente da Embratur se reuniu com três ministros de Estado: Silvio Almeida (Direitos Humanos), Margareth Menezes (Cultura) e Márcio França (Portos e Aeroportos). O assunto comum girou em torno das festividades de Carnaval, um importante ativo do turismo brasileiro e que, de acordo com Freixo, deve ser reconhecido mundialmente como tempo de alegria e do cuidado.

Também nos primeiros dias de gestão, Freixo se encontrou com representantes da Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Se reuniu, ainda, com o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Alex Giacomelli. O departamento conta com 222 postos mundo afora, sendo 111 focados na promoção comercial, o que inclui o turismo. O objetivo é aproveitar essa capilaridade internacional para melhorar performance das ações de promoção do turismo no exterior.

Freixo também já anunciou que a Agência retomará a Marca Brasil, com objetivo de recuperar a imagem do Brasil no exterior e atrair mais turistas internacionais.


Leia também: Embratur: Marcelo Freixo quer recuperar imagem internacional do Brasil