Nesta sexta-feira (27), a prefeitura de Recife divulgou a programação do tão esperado Carnaval 2023. Após dois anos sem a festa, autoridades comemoraram o retorno e anunciaram a programação e o tema deste ano “O reencontro com a origem”. O anúncio foi feito nesta manhã durante coletiva de imprensa no Museu do Paço do Frevo, no bairro do Recife Antigo.

Terão 44 polos, divididos em oito centralizados, cinco infantis (com um novo na Rua da Aurora), 12 descentralizados e 19 comunitários. Além de 280 apresentações, mais de 40 personagens típicos para enfeitar a cidade. Já estão acontecendo ensaios, acertos de marcha, encontros, concursos e vem aí o baile municipal. Os homenageados do Carnaval 2023 são: Zenaide Bezerra, passista, Dona Marivalda, rainha do maracatu e Geraldo Azevedo, cantor da MPB.

Nesta sexta-feira também foi iniciada a montagem dos palcos e da Central do Carnaval no Recife Antigo. “Nos preparamos um centro de acolhimento para os turistas. Além da Central do Carnaval dia 15 e 16 de fevereiro com arena de serviços, arena do artesanato, arena gastronômica. E continuaremos com o centro de atendimento ao turista para que eles sejam bem recebidos. Também terão blitz e intervenções turísticas nos hotéis e tours guiados com cenário e temas de carnaval para acompanhar um pouco das montagens”, ressaltou Cacau de Paula, secretária de Turismo de Recife.

Cacau também endossou que a expectativa de ocupação hoteleira para o feriado está acima de 90%, segundo a ABIH-PE. E a cidade deve receber 226 mil passageiros nos voos em menos de duas semanas. São 1750 voos regulares e ainda mais 67 voos extras dedicados ao período. Recife tem 44 voos diretos nacionais para 26 estados e três voos diretos internacionais.

De 17 a 22 de fevereiro, Emicida, João Gomes, Duda Beat, Pablo Vittar, Maria Rita, Sorriso Maroto e Alceu Valença estão na lista de atrações do polo Marco Zero que arrasta multidões até o centro da capital pernambucana.

João Campos, prefeito de Recife, se mostrou otimista ao ver as origens do carnaval sendo representadas pela primeira vez com duas mulheres negras que simbolizam o frevo e o maracatu ao lado de Geraldo Azevedo.

“É um desafio montar um carnaval mas temos muita alegria e esperança e, para garantir tudo isso, temos um trabalho muito intenso de logística. Não tem nada parecido na cidade que seja tão intenso quanto produzir um carnaval porque o Recife pede isso. Garantir o funcionamento desses 44 polos é uma tarefa que demanda muita dedicação. Nós sabemos receber o Brasil inteiro que quer vir pra cá, valorizando a nossa gente e recebendo a cultura do Brasil para mostrar ao mundo todo”, afirmou João Campos.

“Na próxima semana estaremos consolidando e apresentando as programações dos outros sete palcos descentralizados. Eu diria que iremos fazer o maior Carnaval porque é o Carnaval da volta, da volta da esperança de um Brasil melhor, volta da democracia, respeito à cultura e todas as diferenças”, salientou João Campos.


Leia também: Cacau de Paula assume Secretaria de Turismo de Recife