Em todos os cantos do Brasil existem arquiteturas únicas que transmitem a cultura regional e carregaram uma tradição brasileira. Conhecido como um dos principais cartões-postais da Amazônia, o centro histórico Teatro Amazonas conquistou o título de “monumento mais bonito” do Brasil pelo site português Angi.

Ao todo, 132 países foram analisados a partir de informações, opiniões e conteúdos relacionados ao turismo. No Brasil, o teatro bateu o recorde de mais vezes associado à palavra “bonito” nos comentários online do site de viagens TripAdvisor. O símbolo arquitetônico da capital amazonense está localizado no Largo de São Sebastião e contempla boa parte da história do ciclo da borracha (período em que a produção e comercialização de látex marcaram a economia da região), há 126 anos.

Com uma beleza única, o seu interior abriga um salão com o teto côncavo que revelam quatro telas pintadas em Paris pela tradicional Casa Carpezot. Outro grande destaque do prédio é o teto feito por Domenico de Angelis, em 1899, chamado de “A glorificação das Bellas Artes da Amazônia” e o lustre de bronze francês, que se soma às máscaras nas colunas da plateia, em homenagem a compositores e dramaturgos como Aristophanes, Molière, Rossini, Mozart e Verdi..

Já passaram pelo teatro artistas internacionais, entre eles, o tenor José Carreras, Roger Waters, as bandas Spice Girls e The White Stripes. Assim como os artistas brasileiros Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento, Ana Botafogo e Bibi Ferreira.

Manaus, onde está localizado, é um lugar incrível que todo turista precisa conhecer! Não é só entre as belezas monumentais que a cidade se destaca. Uma lista do jornal norte-americano New York Times relaciona 52 destinos turísticos para se conhecer em 2023. Nela, aparece Manaus, com destaque para a sua culinária única como o tacacá, pirarucu, pacu, bolinho de surubim, matrinxã, tucunaré, açaí e muito mais.

Recentemente, o Teatro Amazonas recebeu o investimento de mais de R$2,6 milhões do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), para modernização do sistema de proteção de incêndios, pânico e de descargas atmosféricas. A obra foi executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Leia também: Amazônia é um bom destino para viajar em 2023