Em um ano que representou um período de retomada e recuperação para o setor hoteleiro, a ICH Administração de Hotéis (Intercity Hotels/Yoo2/Tru by Hilton e Cityhome by Intercity) encerrou 2022 com números positivos e perspectivas otimistas para 2023. Para atingir seus objetivos, a empresa apostou no legado da eficiência operacional alcançado durante a pandemia, realinhando equipes e mantendo uma gestão firme de despesas.

Somado a isso, apostou forte na captura da demanda represada dos segmentos corporativos e de eventos. Ao analisar o período de janeiro a dezembro em comparação a 2021, a ICH teve aumento de 77% em receita de hospedagem, de 62% em RevPAR (receita por quarto disponível) e 20% em taxa de ocupação.

Com a demanda retomando, outra estratégia adotada pela rede hoteleira no último ano foi a recuperação da Diária Média – desafio de longa data do setor hoteleiro. Com 48 empreendimentos, presentes em cerca de 30 cidades brasileiras, e a oferta de quase 7.000 quartos, a ICH teve um crescimento importante em Diária Média, de 35% com relação a 2021 e 6% comparado aos números de 2019, período pré-pandemia. Vale ressaltar que, desde 2015, as diárias médias de hotéis urbanos apresentam dificuldades no crescimento conforme a inflação.

“Neste ano, nossas áreas Comerciais e de Gente e Cultura estarão na dianteira buscando maior presença nos mercados corporativos e na criação de novos programas de treinamento e de desenvolvimento, com investimento em ferramentas de educação corporativa”, explica Alexandre Gehlen, diretor geral e fundador da ICH.

Mesmo com um cenário econômico desafiador para 2023, a ICH espera um crescimento de 24% no faturamento, 10% na RevPAR (receita por quarto disponível) e 8% em Diária Média, frente ao último ano. “O incremento deve surgir do público corporativo, que começou a acelerar as viagens. Espera-se também que o segmento de lazer continue forte, com alguma desaceleração. Prevemos que a margem operacional e de lucratividade devem ser maiores que no último ano”, explica Alexandre.

Início de novos negócios e operações em 2022

Investindo em novas frentes, a ICH ingressou na categoria econômica como a administradora da Tru by Hilton no Brasil. Inovadora, a marca econômica do portfólio da gigante internacional Hilton (NYSE: HLT) proporciona aos hóspedes uma experiência consistente e divertida a um valor acessível. A estreia no país aconteceu com a inauguração do Tru by Hilton Criciúma (SC), em abril de 2022. Já estão previstas mais duas unidades da marca no país: em Chapecó (SC) e em São Paulo (SP).

Apostando em uma experiência de hospedagem que cresce no mundo todo, a ICH deu start em seu novo braço operacional, a Cityhome by Intercity Hotels. A marca de locações por temporada começou a operar em Gramado (RS), e na cidade de Canoas (RS). Quatro futuros empreendimentos em Porto Alegre (RS), em parceria com a Melnick Even, também contarão com os serviços da marca.

Em 2022, a ICH teve o maior número de aberturas da empresa em um mesmo ano, aumentando o portfólio da Intercity Hotels em cinco destinos brasileiros. Além das reaberturas em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro, (RJ) e Campina Grande (PB), abriu sua oitava unidade no Rio Grande do Sul e inaugurou seu oitavo hotel em São Paulo: o Intercity Tatuapé, que faz parte do Platina 220 – o maior empreendimento da capital paulista, com 50 andares e 172 metros de altura.

A ICH também acaba de inaugurar (fevereiro de 2023) um novo hotel, o Intercity Itapema (SC). Outra novidade anunciada no ano que passou foi a escolha da Intercity Hotels para operar o hotel que estará dentro do complexo do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A partir de 2026, os viajantes que embarcam e desembarcam no maior aeroporto do país terão a comodidade de hospedar-se com a bandeira própria da ICH.


Leia também: Intercity Hotels inaugura novo hotel em Itapema (SC)