O Ministério do Turismo (MTur) disponibiliza, nesta terça-feira (28.02), a edição de 2023 da Revista Tendências do Turismo. Produzido pela Pasta, o material é um levantamento que aborda as principais tendências que estarão em alta este ano e que podem ajudar profissionais e gestores do turismo em todo o Brasil a conhecer as demandas do setor e o comportamento dos viajantes em 2023.

Os dados e informações analisados para elaboração da Revista foram colhidos de relatórios de instituições e empresas nacionais e internacionais que trabalham com turismo, além de matérias de diferentes veículos especializados. Esta edição conta, ainda, com comentários de especialistas em tendências, inovação e turismo sustentável.

“Conhecer as tendências de turismo é essencial para que possamos elaborar políticas públicas ainda mais efetivas, que promovam os nossos destinos e incentivem as viagens. A edição de 2023 da Revista Tendências do Turismo é uma ferramenta importante não só para o Ministério, mas também para o trade, trabalhadores, investidores e até mesmo para os viajantes, que ficarão mais informados sobre o setor”, ressalta a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

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Para 2023, algumas tendências que estarão em alta serão o turismo regenerativo, o turismo urbano, as viagens com propósito, o etnoturismo e o turismo de experiência. A Revista também traz como tendências o movimento slow travel e o nomadismo digital, além da influência das redes sociais e dos streamings (vídeos ao vivo) na escolha dos destinos.

No material, o leitor encontrará, ainda, mais informações sobre segmentos como o turismo de bem-estar (dessa vez “repaginado”), a volta do uso da infraestrutura ferroviária, o crescimento de destinos pouco conhecidos pelo grande público, entre outros.

O levantamento é recente, mas o MTur já trabalha pelo setor e conta com programas que buscam promover os destinos e ampliar as viagens nacionais para locais que possuem essas tendências. Confira detalhes de algumas delas trazidas na Revista e conheça ações do MTur voltadas para os temas:

TURISMO URBANO – O turismo urbano volta com força total, mostrando a procura do viajante pela cultura e vivência da cidade, além de manifestações artísticas, festivais culturais, museus e patrimônios históricos presentes nesse cenário. Destinos ricos em arte e elementos culturais serão prioridade para 2023 e o MTur não poderia ficar de fora dessa tendência.

A Pasta tem como previsão lançar, em 2023, a Rede Brasileira de Cidades Criativas (RBCC), um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura, o Sebrae e a CNC-Sesc-Senac, e que tem como objetivo principal promover a cooperação entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento socioeconômico e turístico sustentável.

E essa criatividade se encontra na gastronomia, na cultura, na música, nas artes e em outros elementos encontrados em algumas cidades brasileiras que foram consideradas Cidades Criativas pela Unesco.


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