Christine Ourmières-Widener, CEO, e Manuel Beja, presidente do Conselho da TAP foram demitidos sem direito a indenizações pela companhia aérea. A notícia foi compartilhada no Twitter por Fernando Medina, ministro de Finanças de Portugal. O motivo dos afastamentos foi uma fraude envolvendo uma indenização substancial de 500 mil euros para uma antiga executiva da empresa.

A decisão foi tomada após a Inspeção Geral de Finanças (IGF) do país produzir relatório crítico à indenização dada a Alexandra Reis quando esta saiu da companhia aérea. Após polêmica, o governo português ordenou que Reis devolvesse à TAP cerca de 450 mil euros recebidos indevidamente, e o restante foi considerado legal.

“Impõe-se neste momento um virar de página na gestão da empresa que recupere laços de confiança da TAP com o país. Que devolva sobriedade às práticas da empresa a todos os níveis. Que prossiga a aplicação do plano de reestruturação de forma eficaz. Neste sentido, o Governo decidiu a exoneração com justa causa do Presidente do Conselho de Administração e da Presidente da Comissão Executiva da TAP”, disse Medina em seu Twitter.


Leia também: Tap apresenta novas rotas para operação carga