Considerado o único estado do Brasil que formaliza e direciona verba para as instâncias de governança, Alagoas dá mais um passo com intuito de viabilizar a promoção dos destinos. Dessa vez, a região turística dos Cânions do São Francisco será beneficiada com repasse de R$ 100 mil do governo, por meio da Setur, para investimentos em ação de marketing e divulgação dos seus atrativos. O termo de fomento já foi firmado.

A instância, formada por representantes do trade turístico local e representantes do Poder Executivo nos municipios, irá investir os recursos em um plano de mídia e de promoção do destino já elaborado pela entidade, quevisa beneficiar todos os 48 municípios turísticos do estado.

Bárbara Braga, secretária de Turismo, explica que o governo de Alagoas é a única unidade da federação que conduz esse tipo de repasse no país. “Na prática, o Governo garante mais autonomia para as regiões e municípios por acreditar que cada uma, em sua individualidade, saberá definir, estruturar e direcionar o recurso para as suas maiores demandas e necessidades no quesito promocional. Com o turismo mais forte no estado todo, mais empregos, renda e oportunidades são geradas de Norte a Sul, do Litoral ao Sertão”, ressalta a gestora.

Instâncias de governança

As instâncias de governança funcionam como uma gestão regional do turismo em cada uma das sete regiões turísticas de Alagoas e são formadas pelos municípios que integram o Mapa do Turismo. Elas reúnem o poder público, empresários e sociedade civil em torno de discussões que objetivam melhorias e valorização das atividades turísticas locais.

“A região já vem numa ascendência, graças ao trabalho feito em parceria com o Governo do estado, o Sebrae e as prefeituras municipais. Estamos participando de ações como roadshow e feiras de turismo, e isso nos dá uma grande mídia para os nossos produtos, consolidando o Destino Cânions do São Francisco no mercado nacional”, explica o empresário e presidente da Instância Cânions do São Francisco, Eduardo Clemente.


Leia também: Alagoas capacita cem agentes de viagens em Porto Alegre (RS)