Viajantes que não tiveram a oportunidade de passar o Carnaval em Salvador puderam, nesta quarta-feira (15) experimentar por meio de realidade virtual como é a sensação de estar na avenida como foliões, seguindo um trio elétrico. A experiência foi ofertada através de óculos 3D, disponíveis no posto de Serviço de Atendimento ao Turista (Sat), que fica no Pelourinho.

Lilian Soares, moradora de São Paulo, não resistiu e começou a dançar enquanto vivenciava virtualmente as imagens e os sons do circuito Barra-Ondina.

“Foi como se eu estivesse em pleno Carnaval. É bem verdadeiro. Por isso, não me contive e mandei uma dancinha baiana”, relatou a turista.

“É incrível como a tecnologia pode ter a capacidade de mexer com a gente. Virei um verdadeiro folião pipoca, em um piscar de olhos”, completou o mineiro André Ribeiro, que veio curtir seu aniversário na capital baiana.

A iniciativa integra as ações da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) para a promoção da cultura e dos destinos baianos, e será levada para eventos de turismo, no Brasil e no exterior. A ferramenta digital foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai/Cimatec).

“Testamos a realidade virtual no Carnaval, com 10 mil acessos diários, e agora estamos aprimorando a ferramenta para que ela seja usada na divulgação do destino Bahia. Já imaginou a pessoa se sentir em plena Chapada Diamantina ou em uma praia da Costa do Descobrimento, estando distante dos destinos? Com certeza, ela vai querer comprar a passagem para conhecer a verdadeira Bahia”, exemplificou Tatiana Harfush, coordenadora do Sat.


Leia também: CVC Corp fortalece vendas para conhecer a região de Prado, na Bahia