O Senac RN está consolidando a internacionalização do currículo profissional dos alunos dos cursos de turismo e gastronomia. E a primeira rota estruturada do intercâmbio cultural é Portugal.

Neste mês de março – que antecede o período da estação turística no continente europeu – três ex-alunos do Hotel Escola Senac Barreira Roxa já desembarcaram em Portugal com contrato de trabalho, resultado de um processo seletivo feito pelo Senac. Outros 12 ex-alunos da escola profissional do RN já estão contratados e vão atravessar o Atlântico nos próximos dias.

O processo seletivo foi feito pelo Senac RN a pedido do AP Hotels & Resort, que possui sete unidades hoteleiras – com 1.265 quartos – e emprega mais de 680 funcionários no verão. Em 2022, ocorreu a primeira seleção dessa parceria internacional, quando sete potiguares foram selecionados para trabalhar em Portugal. Este ano, esse número mais que dobrou: 15 profissionais formados pelo Senac RN foram selecionados.

Na última terça-feira (14), Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio, e o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, visitaram um dos hotéis da rede AP em Portugal para iniciar o planejamento de ampliação e definição de metas para um projeto de treinamento e seleção específicos para o mercado de trabalho português e para conhecer de perto a estrutura profissional que aguarda os ex-alunos selecionados.

Da reunião, que ocorreu no resort AP Cabanas, na região do Algarve – uma das principais áreas turísticas de toda a Europa – ficou definido que, para os próximos anos, a seleção e formação de profissionais do turismo terão uma linha direcionada para o mercado português. Essa turma terá no treinamento a inclusão do inglês (como segundo idioma) e técnicas de gastronomia portuguesa. “Os alunos que entrarem nessa formação já saberão que podem passar por seleção específica para o trabalho nos hotéis da rede portuguesa”, explicou Marcelo Queiroz, durante a conversa com o diretor-geral do grupo, Emanuel Freitas.

Seis dos sete hotéis do Grupo AP ficam em Algarve, região ao sul de Portugal. As praias de água clara e com quase 300 dias de sol por ano atraem milhares de turistas durante as férias do verão europeu – que tem início em março e segue até outubro. É nessa área que se concentram grandes e luxuosos resorts e ao redor dessa movimentação há um grande problema: a falta de profissionais qualificados para atuar na hotelaria.

O Senac RN enxergou nessa região a oportunidade de inserir alunos dos cursos de turismo e gastronomia no mercado de trabalho europeu. “Ano passado, foi um período de teste dessa parceria. E o resultado foi o melhor possível, pois os alunos do Senac RN são formados com valores profissionais e humanos muito próximos ao que nos propomos a oferecer em nossos hotéis. Esse intercâmbio é muito importante, pois o nível de formação acadêmica dos profissionais que vieram do Senac é muito valioso. O ensino que eles receberam traz muito valor para o turismo europeu. Tanto é verdade, que os profissionais que vieram ano passado estão voltando agora com contrato mais longo”, explicou Emanuel Freitas.

Raniery Pimenta explica que os novos cursos adaptados à realidade europeia vão ter – ao longo do processo – interações com a equipe do grupo português já para melhorar a seleção final dos profissionais do intercâmbio profissional. “O objetivo é diminuir o tempo de treinamento desses nossos alunos quando eles chegam ao mercado de trabalho português”, resumiu.

Os ex-alunos do Senac RN selecionados pelo grupo português recebem – além do salário em Euros e contrato de trabalho dentro das normas portuguesas – passagem aérea e alojamento durante o contrato. A visita da missão Fecomércio RN ao grupo AP Hotels também teve como objetivo conhecer as condições de trabalho oferecidas aos potiguares selecionados.