A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) divulgou, nesta quinta-feira (23), o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos. O documento traz resultados apresentados pelas locadoras ao longo do último ano em comparação com anos anteriores.

“Nesta edição, com novas e ainda mais estatísticas reunidas, o anuário reflete com precisão o quanto a nossa atividade se tornou relevante no cenário da mobilidade”, pontua Marco Aurélio Nazaré, presidente do Conselho Nacional da associação, sobre o levantamento.

As empresas de aluguel de carros compraram, ao longo do ano passado, o total de 590.520 automóveis e veículos comerciais leves, que representaram um crescimento de 33,6% em relação às compras feitas pelo setor em 2021. O investimento em frota chegou a R$55,2 bilhões.

“Passamos de 50,1 bilhões de usuários para 69,3, o que representa um crescimento de 38,3%”, frisou o gestor. De acordo com Marco, esse movimento reforça a mudança crucial de entendimento de que o uso do veículo é mais adequado, no momento, do que a posse.

No ranking de emplacamentos de automóveis e comerciais leves, a Stellantis ficou com o primeiro lugar, vendendo 35,8% – equivalente a pouco mais de 211 mil carros do total comprado pelas locadoras em 2022.

Em seguida, aparece a Volkswagen, com 16,6% (97.974 unidades). O modelo mais emplacado por locadoras em 2022 foi o VW Gol, com 45.796 unidades.

A expansão também aconteceu em relação à frota total de automóveis e comerciais leves das locadoras. O setor terminou o ano com 1.434.299 unidades na frota, crescendo 26,2% em relação a 2021. O total de híbridos e elétricos na frota das locadoras chegou a 5.684 unidades.

Carros híbridos e elétricos são uma tendência

Em 2022, as locadoras emplacaram 3.309 carros híbridos e elétricos, um crescimento de 88,9% na comparação com as compras feitas no ano anterior (1.751 veículos).

Esta é, inclusive, a primeira vez que a associação apresenta o recorte de compras em relação a tais tipos de motores. A implementação deste levantamento surgiu pelo aumento da busca pelos modelos.


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