O feriado de Páscoa se aproxima e, com ele, as oportunidades de viagens para um merecido descanso. As tão sonhadas viagens voltam a fazer parte da rotina do brasileiro, conforme pode ser verificado nos dados da agência Maringá Turismo, do Grupo Arbaitman, que aposta em suas unidades de atendimento dedicadas a Lazer para o ano de 2023. 

Em janeiro deste ano, houve crescimento de 37% nas vendas de pacotes de viagens, em relação ao mesmo mês de 2020. E nada como um bom feriado prolongado para respirar novos ares, conhecer novos lugares, desfrutar de tudo aquilo que uma viagem turística pode oferecer.

“Após a forte retomada das operações no 2º trimestre de 2022, 2023 será um ano de ressignificação da experiência de viajar e fazer eventos. Fatores externos como Guerra na Ucrânia e Terremoto na Turquia, que envolvem segurança dos viajantes, podem gerar um sentimento de insegurança e, consequentemente, impactar na decisão dos gestores no momento de escolher algum destino. Deixando o ceticismo de lado, é evidente que o mundo proporciona espaço para todos e o setor continuará sendo impulsionado a novas experiências e descobertas em 2023. Vejo este ano como muito promissor”, aposta Alexandro Ferreira, diretor Administrativo & Financeiro do Grupo Arbaitman, que ainda reúne as empresas Central de Eventos e Lemontech. 

Destinos nacionais mais procurados 

As viagens nacionais continuam em evidência quando o assunto é turismo. No top 5 dos destinos mais procurados estão:

1 – Bahia  

2 – Pernambuco

3 – Maceió

4 – Ceará

5 – Hotéis próximos a São Paulo 

“As viagens próximas a São Paulo, para ir de carro, continuam em destaque, principalmente para hotéis e resorts para toda a família. Assim, ainda é possível que aqueles que possuem flexibilidade de trabalhar de qualquer lugar, possam aproveitar mais dias de hospedagem. Vemos com muita força os cruzeiros nacionais até o fim desta temporada, pela facilidade de pagamento e pacote all inclusive. A tendência é de muita procura para a temporada 2023/2024”, reforça Ferreira.

Destinos internacionais mais procurados 

 “Embora o mercado preveja uma desaceleração do PIB, alta de SELIC e inflação em 2023, consequentemente uma desaceleração econômica do país, o câmbio deve ficar estabilizado próximo aos R$5,20, sendo muito benéfico para uma crescente em viagens e eventos internacionais”, pontua. 

Entre as viagens de alto padrão, destacam-se os seguintes destinos:

1 – Seychelles

2 – Emirados Árabes

3 – Estados Unidos  

4 – Ásia

As expectativas de continuidade nesse crescimento são altas para o decorrer deste ano. Para 2023, espera-se um faturamento da Maringá Turismo na casa de R$80 milhões ao mês, incorporando a venda de viagens corporativas e a lazer.

“Há uma forte e significativa retomada dos negócios relacionados ao turismo de lazer, às viagens de negócios e aos eventos corporativos. Estamos otimistas em relação à demanda e aos nossos setores de atuação e preparados para seguir oferecendo serviços personalizados e de excelência, como sempre”, relata Siderley Santos, vice-presidente do Grupo Arbaitman. 


Leia também: Maringá Turismo tem nova identidade visual