A Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), lançam o curso de “Pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos”.

A divulgação ocorreu durante a quarta edição do Sindepat Summit, que aconteceu em Brasília, na última semana.  O curso de pós-graduação, que é o primeiro do setor, tem carga horária de 360 horas e duração de um ano e meio. As aulas estão previstas para iniciar no mês de setembro deste ano e as turmas serão abertas no prazo máximo de um mês.

Os interessados poderão se inscrever por meio do site, que será divulgado em breve pela universidade, e nos canais de comunicação das duas associações.

O objetivo do curso é potencializar a qualificação profissional de pessoas que já atuam no setor de parques de diversões ou que pretendem ingressar no segmento que se expande no Brasil.

O curso será realizado no formato híbrido, com aulas on-line que acontecerão as segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h30, por meio da Plataforma Google Meeting, utilizada pela universidade. Já os encontros presenciais serão em duas regiões referências em atratividade turística do Brasil.

Maguil Marsilio, professor e coordenador da pós-graduação em Gestão de Empreendimentos Turísticos da Universidade de Caxias do Sul, explicou como será a vivência in-loco.

“A primeira semana será destinada para as cidades de Gramado e Canela (RS), onde acontecerão visitas aos parques de diversões e atrativos turísticos, e ao Campus da Universidade, com imersões voltadas para experiências turísticas, gastronômicas e de entretenimento. A mesma dinâmica de visitas técnicas está programada para acontecer em São Paulo, com duração de dois dias, cidade onde também acontecerá o encerramento do curso”.

Serão realizados dois módulos: Gestão de Serviços Encantadores, com disciplinas voltadas para o design de serviços e que permeiam várias áreas como Marketing, Gestão de Pessoas, Finanças e Comercial; e o segundo voltado para o Encantamento Estratégico, com disciplinas que vão instigar o aluno a ter um olhar mais direcionado a médio e longo prazo para esses atrativos, principalmente focados ao Plano de Negócios Turísticos.

Cyntia Carneiro, diretora de Educação da Adibra, falou sobre a inciativa. “Dados de pesquisa recente do estudo Parques, atrações turísticas e entretenimento no Brasil – Panorama Setorial e novos investimentos, idealizado pelo Sindepat e Adibra, apontam o amplo potencial de desenvolvimento do nosso setor. A profissionalização é fundamental. Precisamos estar preparados para atender com excelência a crescente demanda do mercado.”


Leia também: Vila Galé participa de painel na Sindepat Summit, realizada em Brasília