O Peru está trabalhando para o Turismo voltar aos índices pré-pandemia. Para comparação, em 2022 o destino recebeu 2 milhões de turistas estrangeiros, enquanto, em 2019, esse número foi de 4,4 milhões de pessoas vindas de fora do país.

“Já estamos operando normalmente, Machu Picchu reabriu e estamos em um bom momento. O governo está realizando um trabalho muito articulado com o setor privado”, diz Claricia Tirado, diretora executiva de Turismo do PROMPERÚ, órgão governamental de promoção do Peru.

Segundo Claricia, o Brasil é um importante mercado para o Peru, sendo o quinto maior emissor de turistas na América do Sul e o sexto a nível mundial. “É um mercado que investimos muito. Estamos realizando uma série de ações, como famtrips, para promover o país”, explica.

Cuzco é o destino mais procurado pelos brasileiros e Machu Picchu é o principal atrativo do país. Já o norte do Peru é buscado pelos amantes do surfe. “Temos ótimas ondas no Peru e, por isso, temos esse produto interessante. Já há muitos anos recebemos brasileiros nessa região para a prática do esporte”, diz Claricia.

Outro diferencial do Peru é a gastronomia, que se tornou reconhecida mundialmente. “Nos últimos 15 anos tivemos uma grande movimentação na gastronomia no país todo. Temos três restaurantes entre os 50 melhores do mundo e fomos apontados como o melhor destino gastronômico do mundo”, finaliza a diretora.