O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, assinaram nesta quinta-feira (13) o documento que formaliza a criação de um consórcio com a finalidade de realizar pesquisas de imagem e de mercado, além de constituir grupos de trabalho focados em inovação aplicada ao turismo. Dentre as ações a serem desenvolvidas estão a pesquisa sobre perfil de mercado, especialmente na América do Sul e países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS).

A proposta contempla a seleção de alunos de graduação com bolsas de estudo e possui um eixo que abordará a inovação, sob os aspectos da acessibilidade digital, mapeamento de oferta turística, monitoramento de mídia da imagem do Brasil e inventário digital de pontos de interesse turístico. Os recursos para custear as atividades são provenientes de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA 2023) deste ano, no total de R$ 2,7 milhões.

A Embratur ficará responsável pela gestão do consórcio e definição de prioridade das ações. “A Embratur não pode continuar distante da academia. A Embratur vem de uma situação muito difícil e é nosso papel, neste momento, construir as pontes para que nossa inteligência e nossos esforços encontrem maior eficiência no nosso objetivo comum, que é colocar o turismo em uma posição estratégica”, explicou Marcelo Freixo..

Outro ponto abordado durante o evento com os alunos da universidade foi a importância da reaproximação diplomática com diversos países que enviam turistas para o Brasil e como o turismo pode ser uma ferramenta de preservação e sustentabilidade. Após assumir a Agência, Freixo criou a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, responsável por promover a imagem de um país que respeita o meio ambiente, preserva os seus biomas, respeita a fauna e flora nativas, e ainda protege as comunidades tradicionais.

Foto destaque: Márcio Menasce/Embratur


Leia também: EMBRATUR PLANEJA AMPLIAR CONECTIVIDADE INTERNACIONAL