Por Thiago Akira – Consultor de Marketing Turístico, professor e palestrante

A inteligência artificial explodiu no mundo todo com a chegada do ChatGPT na sua versão mais amigável e surpreendente, e continua evoluindo dia após dia. Mas, antes de seguir, quero te colocar em um nível de consciência essencial. Pense que daqui para frente a IA (Inteligência Artificial), será a sua melhor amiga! E o melhor conceito que você deve guardar é que a partir de agora você tem super-poderes e ganhou um copiloto para melhorar a sua produtividade e garantir que você ganhe tempo para fazer o que mais gosta. 

Entenda que, com essa ferramenta, você não terá mais bloqueios criativos e nunca mais precisará iniciar alguma coisa do total zero. Funcionando como um assistente, a IA pode responder questões e resolver problemas muito mais rápido do que uma busca no Google. E é exatamente aqui que quero pontuar a diferença de uso das duas ferramentas. Diferentemente das buscas no Google, que oferecem links com várias respostas, a IA fornece soluções combinadas de maneira conversacional. 

A melhor estratégia para começar a configurar o seu assistente de marketing pelo ChatGPT é programar ele antes de qualquer conversa, com algo que achamos de “prompt”, uma programação inicial onde direcionamos a IA a quem desejamos ativar nesse momento para nos ajudar. Um comando simples que você pode usar agora: “aja como um profissional de marketing digital especializado no turismo, que entende de técnicas de atração, retenção e conversão de públicos em clientes. Que sabe construir um funil de vendas eficaz, produzir conteúdo com alto potencial de engajamento e estratégias digitais para se posicionar no mercado de viagens. Toda sua ajuda deverá ser explicada com linguagem fácil e prática para o mais leigo conseguir executar”. E agora sim estamos prontos para a ação! 

Você poderá pedir ajuda para criar um vídeo, um e-book ou até sugestões de roteiro de viagens diferenciados. Você pode pedir para criar conteúdo para um público de nicho ou uma estrutura de anúncios impactantes para promover um roteiro. A chave para obter respostas de qualidade é formular perguntas bem estruturadas. Mantenha um ritmo de conversa natural e a IA aprenderá a interagir melhor com você. Se quiser, você pode até fazer uma configuração descrevendo o perfil do público que você atende e que ele te responda sobre o que o agrada mais, o que ele mais se interessa ou o que é mais importante para ajudá-lo a se decidir pela próxima viagem. Você com certeza terá insights infinitos!

A Inteligência artificial não veio para atrapalhar o seu negócio, você só precisa aprender a dominá-la como um cinto de utilidades de um super-herói. Você irá se surpreender com as possibilidades que irá destravar a partir de agora. Me conte depois como foi a sua experiência pelo Instagram. Quero acompanhar os cases de sucesso bem de perto, e sei que você tem potencial pois chegou até aqui! Conte comigo na sua jornada.