O SeaWorld Orlando agora cuida de dois tubarões-martelo gigantes, espécie classificada como criticamente ameaçada de extinção, em seu aquário de mais de 2,5 milhões de litros no Shark Encounter, que apresenta um dos maiores túneis de observação subaquática do mundo.

Os visitantes do parque poderão contemplar o par de jovens tubarões machos, chamados Dutch e Dillon, que se juntaram às outras cinco espécies de tubarões e uma grande variedade de peixes que vivem no SeaWorld Orlando. Dutch chegou ao SeaWorld em novembro de 2022 e Dillon na semana passada, ambos transferidos do Georgia Aquarium, em Atlanta, como parte de um intercâmbio de espécies entre zoológicos e aquários credenciados.

O SeaWorld Orlando e o Georgia Aquarium são certificados pela Associação de Zoológicos e Aquários (AZA, sigla em inglês) por manterem os mais altos padrões de cuidados animais. Como parceiros na preservação de espécies, eles são participantes ativos do programa Salvando Animais da Extinção (SAFE, sigla em inglês), que inclui tubarões.

Dutch e Dillon foram transferidos do Georgia Aquarium em segurança para o habitat Shark Encounter do SeaWorld, onde eles se tornarão uma importante ferramenta educacional para que o público aprenda mais sobre essa espécie incrível. Cuidar de espécies ameaçadas de extinção, como o tubarão-martelo gigante em zoológicos credenciados e certificados, é vital para a conservação contínua e para evitar a sua extinção.

“Estes são nossos primeiros tubarões-martelo gigantes e estamos entusiasmados por receber animais tão extraordinários no SeaWorld Orlando”, disse Jim Kinsler, curador de Aquários do SeaWorld Orlando. “É nosso privilégio cuidar desta espécie criticamente ameaçada e proporcionar mais conscientização e compreensão sobre tubarões para os nossos visitantes.”

O tubarão-martelo gigante é a maior das nove espécies de tubarão-martelo. Eles medem aproximadamente dois metros de comprimento e pesam cerca de 55 kg. Espera-se que alcancem entre três e cinco metros de comprimento.

“Ambas as nossas organizações estão comprometidas em fornecer padrões excepcionais de cuidados com os animais e esses tubarões estão em ótimas mãos com a equipe do SeaWorld”, disse Chris Coco, diretor sênior de Sustentabilidade Aquática do Georgia Aquarium. “Temos cuidado de tubarões-martelo ao longo dos nossos 17 anos e estamos felizes em poder apresentar esta bela espécie aos visitantes do SeaWorld.”