Para chamar a atenção e marcar na memória, é necessário usar a criatividade. Com isso em mente, o Brand USA preparou, nesta quinta-feira (11), uma atividade diferente com operadores e jornalistas de turismo, no Taste House, em São Paulo. Para promover a gastronomia dos Estados Unidos, o órgão de promoção de turismo do país realizou uma aula de culinária com o chef James B. Simpkins, que vive no Brasil há mais de três anos.

O evento começou com uma breve apresentação de Lizandra Pajak, head de Turismo e Trade do Brand USA, sobre o que os diferentes estados americanos podem oferecer no que se refere a alimentos e bebidas. Entre os destinos destacados, estão Santa Fé, no Novo México; Boston, em Massachusetts; Scottsdale, no Arizona; Lake Charles, em Louisiana; e Lexington, em Kentucky. Também foram revelados as novas ferramentas, itinerários e guias gastronômicos disponíveis no site VisiteOsUSA.com.br, incluindo o USA Discover Program, plataforma exclusiva para agentes e operadores.

Atividade culinária

Simpkins começou citando uma antiga frase que diz que para quem não conhece os Estados Unidos, “existem apenas três cidades: Nova York, São Francisco e Nova Orleans. Qualquer outro lugar é Cleveland”. Segundo o chef, esses três destinos e os respectivos estados em que se encontram são centrais para a gastronomia americana: Nova York, por sua culinária metropolitana e globalizada, São Francisco, pela origem mexicana da Califórnia, e Nova Orleans, por sua mistura de influências canadenses e caribenhas.

Brand USA  chef James B. Simpkins
Chef James B. Simpkins se apresentando e dando início à atividade.

A atividade consistiu na montagem de um cardápio americano em três partes, por meio da divisão dos participantes em bancadas. A entrada foi uma Salada Cobb, recentemente popularizada por séries hollywoodianas, que pode ser encontrada em qualquer estado americano, inclusive como prato principal. Entre os ingredientes, estão alface romana, frango, bacon, abacate, tomate, queijo azul Roquefort e um molho feito com mostarda Dijon, vinagre, alho e molho Worcestershire (molho inglês).

O segundo prato foi o Taco de Rua, originário da Baixa Califórnia, no México. Diferentemente dos tradicionais tacos tex-mex, este não vai alface, tomate e queijo, mas carne e cebola caramelizada com molho de soja. Além disso, as tortilhas são feitas a mão com Masa Harina, farinha de milho mexicana. Por fim, a sobremesa foi o Beignet de Nova Orleans, cujo sabor lembra um meio-termo entre donut e bolinho de chuva.

  • Salada Cobb
  • Street Tacos
  • Beignets

Após a conclusão da preparação e montagem dos pratos, os participantes sentaram-se a mesa para degustar dos pratos produzidos por todos presentes. Após o almoço, todos receberam um certificado de participação na aula de culinária promovida pela Brand USA, assinado pelo chef James B. Simpkins.

Fotos: Matheus Alves


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