A Boeing lançou o Boeing Cascade Climate Impact Model para uso público. A ferramenta de modelagem de dados identifica os efeitos de uma série de soluções de sustentabilidade para reduzir as emissões de carbono da aviação. A novidade está disponível no site Sustainable Aerospace Together da Boeing – que também apresenta recursos e informações sobre os caminhos da aviação para a descarbonização. 

O Cascade examina todo o ciclo de vida das fontes alternativas de energia para a aviação, indo desde a produção até a distribuição e uso, quantificando a capacidade de reduzir as emissões de carbono da aviação. A modelagem de dados também mede a renovação da frota de aeronaves, a eficiência operacional, as fontes de energia renováveis, as aeronaves futuras e medidas baseadas no mercado como caminhos para a descarbonização.  

“Criamos o Cascade para que seja uma ferramenta do setor, criando um modelo em comum para a aviação, energia, finanças e políticas. Ao colocar os dados em primeiro lugar e compartilhar este modelo com o público, permitimos a colaboração, o feedback e o alinhamento entre o setor, o governo e outros grupos que trabalham juntos para que o futuro aeroespacial seja mais sustentável”, disse Chris Raymond, Chief Sustainability Officer da Boeing.

Os principais resultados das avaliações da ferramenta incluem:

  • A jornada para alcançar zero emissão líquida depende da transição energética geral, seja por meio de combustível sustentável de aviação (SAF), hidrogênio ou eletricidade, a energia e as emissões associadas à produção, distribuição e armazenamento de combustíveis devem ser minimizadas para alcançar o resultado mais sustentável possível. 
  • O SAF terá maior impacto na redução das emissões de carbono, visto que pode ser usado em voos comerciais das aeronaves atuais. Muitas aeronaves hoje devem continuar em serviço até ou além da década de 2040 e, por isso, é fundamental reduzir as emissões.
  • Mesmo com o surgimento de aeronaves elétricas, potencialmente movidas a hidrogênio, a contribuição tende a ser limitada até 2050, devido aos longos prazos de desenvolvimento e implementação e à magnitude das mudanças em infraestruturas de aeroportos e nas próprias aeronaves.
  • A renovação das frotas com aeronaves de ponta de baixo consumo de combustível reduzirá significativamente as emissões nos próximos anos. 

“O Cascade ajuda as companhias aéreas, os parceiros do setor e os formuladores de políticas a ver quando, onde e como diferentes fontes de combustível afetam suas metas de sustentabilidade. Nosso setor tem grandes desafios pela frente, pois teremos que fazer escolhas difíceis. A ferramenta pode ser o ponto de partida para a conversa sobre como cada caminho de descarbonização pode nos ajudar a ter um futuro mais sustentável”, declara Neil Titchener, líder do programa Cascade. 

A Boeing também apresentou o Cascade User Community, grupo de trabalho que fornecerá feedback sobre novos recursos, funcionalidades e interfaces de programação de aplicativos. Seus membros fundadores são Iata, Nasa, Aviation Impact Accelerator da Universidade de Cambridge e o Laboratório de Aviação e Meio Ambiente do MIT. 

“A Cascade User Community vai garantir que a ferramenta e as fontes de dados continuem recebendo feedback e evoluindo para discussões embasadas e eficazes para alcançar zero emissão líquida até 2050”, disse Raymond.

Além de hospedar a ferramenta, o site Sustainable Aerospace Together apresenta recursos e informações sobre os caminhos da aviação para a descarbonização. 

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