A fintech Portão 3 lançou seu produto de Open Booking voltado para grandes corporações. A solução foi criada para oferecer uma alternativa mais moderna e eficiente de viagens corporativas, resolvendo problemas de gestão de custos para o departamento financeiro das empresas. A novidade é uma nova abordagem que permite aos colaboradores reservar suas próprias viagens, hotéis e carros de aluguel, com a aprovação da empresa, em qualquer agência e fornecedor de mercado. 

Segundo levantamento da Global Business Travel Association (GBTA), 45% dos colaboradores de uma empresa gastam cerca de duas horas para planejar uma viagem, enquanto 36% demoram de entre 1 e 2 horas e 9% levam mais do que duas horas para realizar o processo. 

Como diferencial, o produto da Portão 3 possibilita o acesso a um grande número de hotéis, aéreos e serviços de mobilidade de livre escolha. Portanto, o cliente pode comprar onde ele quiser. Além disso, a ferramenta fará o processo de financeiro do cliente, cuidando do fluxo de aprovação, emissão do cartão, conciliação financeira, entre outros. Os gestores, por sua vez, terão acesso a relatórios detalhados sobre as despesas com viagens, possibilitando uma tomada de decisão mais inteligente. 

O sistema possibilita, ainda, que a empresa centralize em uma mesma ferramenta todos os fornecedores, como agências e sites que disponibilizam passagens e aluguel de carros. A empresa pode, então, liberar aquelas com as quais deseja trabalhar, controlando melhor a gestão de gastos com viagens corporativas.

“Nas conversas que temos com nossos clientes, percebemos que, em se tratando de pagamentos relativos à viagens, que é uma conta altíssima da empresa, o que realmente agregaria valor seria colocar na mão do cliente a opção de onde comprar, o que é muito difícil para uma empresa com um volume grande de viagens. Com a criação desse sistema centralizado, conseguimos resolver o problema”, explica Fernando Nery, cofundador da Portão 3.

Ainda de acordo com o executivo, o objetivo final é facilitar todo o trabalho para ambas as partes, reduzindo custos e deixando todo o processo mais transparente. Nery lembra que gerenciar custos de viagens corporativas é um processo trabalhoso e muito caro e, por isso, destaca como a tecnologia permite a redução destas questões. 

“Com o aumento da demanda por viagens como forma de expandir seus negócios, as empresas não podem se dar ao luxo de permitir que seus colaboradores gastem tanto tempo assim com esse processo, por isso a necessidade de investir em ferramentas que agilizem o gerenciamento desses deslocamentos”, ressalta.

Nesta fase, ainda inicial, a ferramenta Open Booking estará disponível apenas para clientes da fintech. Contudo, em breve será disponibilizada para todo o mercado, visto que a funcionalidade está em fase de estudos. 

Foto: Reprodução