Após liderar um movimento na hotelaria nacional pela sua inclusão e permanência no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), comemora a votação no Senado que aprovou a Medida Provisória 1.147/2022, que manteve o setor de hospedagem no programa. A MP fez algumas alterações na Lei nº 14.148, que instituiu o programa em 2021, mas manteve a redução a zero das alíquotas incidentes sobre a receita (PIS, COFINS, CSLL e IRPJ) para os estabelecimentos de hospedagem.

“Estamos empenhados para mostrar a nossos parlamentares a força do nosso setor e seu impacto na geração de emprego e renda para o país”, comenta Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional. “O resultado desse trabalho foi comprovado na aprovação do Perse, no governo anterior, sem vetos, e agora em 2023, com a manutenção da hotelaria entre os beneficiados. Essa vitória significa que estamos no caminho certo e conseguindo provar o potencial econômico e agregador que o turismo tem como indústria, mostrando que ele pode ser um verdadeiro catalisador de investimentos, impactando mais de 52 segmentos”, comemora.

Desde o inicio do mês, o presidente da ABIH Nacional e mais de 30 hoteleiros, entre presidentes e associados das ABIH’s estaduais de todas as regiões do país, estiveram reunidos no Senado com cerca de 70 senadores, para defender que a hotelaria fosse mantida entre os setores beneficiados. De acordo com Linhares, para a indústria de hotéis nacional, a permanência no programa, após o setor ficar mais de dois anos com o faturamento próximo de zero, significa não só a recuperação plena, mas a possibilidade de investir e potencializar a indústria do turismo como um todo.

“Quero expressar a minha profunda gratidão a todos os deputados federais e senadores que votaram favorável a manutenção do setor de hospedagem no Perse”, agradece Linhares. “Está claro que um ambiente de negócios favorável é fundamental para que nossos diversos destinos possam compor as prateleiras do turismo mundial. Temos o grande desafio de deixar de ser um país de vocações e consolidar em resultados o nosso potencial e para isso contamos com o apoio de nossos parlamentares de todos os níveis”, finalizou o presidente.


Leia também: Accor realiza 1ª edição do evento B2B Accor Premium Day, em SP