Com a cerimônia de coroação do Rei Charles III, que aconteceu em 6 de maio, no Palácio de Buckingham, em Londres (Inglaterra), residência oficial dos soberanos do Reino Unido, chegou também a oportunidade para quem buscou viajar e se sentir como um verdadeiro membro da realeza. 

O rei fez dois percursos no dia da cerimônia: a Procissão do Rei (The King’s Procession), que aconteceu antes da coroação, e a Procissão da Coroação (The Coronation Procession), que ocorreu depois do monarca ser coroado.

A Procissão do Rei saiu do Palácio de Buckingham e seguiu pela icônica avenida The Mall, atravessando o Arco do Almirantado e passando por Whitehall, Parliament Street e, finalmente, chegando à Abadia de Westminster. A Procissão da Coroação, por sua vez, traçou o mesmo percurso no caminho de volta para o palácio.

“Quem visita Londres e pretende repetir o trajeto do rei vai passar por algumas atrações icônicas da cidade. Além do próprio Palácio de Buckingham e da Abadia de Westminster, a procissão passou por Green Park e St James’ Park, Trafalgar Square, Parlamento e Big Ben”, destaca Priscila Moraes, diretora do VisitBritain no Brasil.

O trajeto da coroação do Rei Charles III foi um pouco diferente daquele percorrido por sua mãe, a Rainha Elizabeth II. Um pouco mais curto e, portanto, mais prático, esse percurso pode ser considerado como uma rota tradicional da realeza.

De acordo com Priscila, os eventos da realeza, de maneira geral, costumam impulsionar o turismo e atrair bastante atenção do mundo todo. “Quando falamos da coroação, esse interesse é ainda mais especial, uma vez que é um momento histórico e único na vida de milhões de pessoas. Estar ali para presenciar essa celebração torna qualquer visita turística em um verdadeiro espetáculo”, evidencia.

Em entrevista ao Brasilturis, o VisitBritain diz que tem observado relatos de movimentação considerável no setor de Turismo, principalmente em Londres, indicando que a procura pelo destino esteve acima da média para a época.

Há estudos que mostram que mais da metade dos turistas que visitam a Grã-Bretanha buscam atrações ligadas à realeza. As opções são inúmeras entre castelos, palácios e parques. “Há uma gama enorme de atrações para quem quer viver a história da família real. Assim, o ‘turismo da realeza’ tem um papel importante para o turismo da Grã-Bretanha”, comenta Priscila.

“A coroação aconteceu agora em maio, quando o tempo já está mais ameno, sendo uma época agradável para viajar. Sem dúvida, muitos visitantes planejaram férias para coincidir com a coroação, enquanto outros se deslocaram para Londres com esse único objetivo. Não temos como esperar nada diferente de uma celebração tão única quanto mundialmente aguardada”, concluiu a diretora.

VisitBritain prepara lista de experiências da realeza britânica

A cena gastronômica britânica é muito diversificada, com produtos sazonais e locais. O cardápio é repleto de restaurantes com estrelas Michelin e experiências exclusivas com chefs. Além disso, quando falamos de compras luxuosas, durante séculos a Grã-Bretanha tem estado na vanguarda criativa da moda e da alta costura. Muitos desses estabelecimentos atendem a própria família real.

Quem visita a Grã-Bretanha pode aproveitar para incluir no roteiro alguns de seus melhores restaurantes, bares e estabelecimentos de luxo, que tornam qualquer estadia em uma experiência digna de reis e rainhas. 

Confira a lista preparada pelo VisitBritain com opções de estabelecimentos que servem a família real e possuem um Royal Warrant – o selo dos produtos aprovados pela realeza – além de outras opções luxuosas e novidades.

Restaurantes

  • Wagtail é um dos mais novos restaurantes de Londres, Londres 
  • Sketch é um dos restaurantes mais peculiares entre os estrelados de Londres, Londres
  • Chá da tarde real da Cliveden House, Buckinghamshire
  • Autêntica comida italiana no Carluccio’s, Londres
  • Os queijos britânicos da Paxton & Whitfield, London & Bath

Bares

  • A mundialmente famosa Betty’s Tea Rooms, Yorkshire
  • Masterclass de chá na Twining’s, Londres
  • Luxuoso e intimista no Bar 190 at the Gore, Londres
  • Sem agitação no 8 at The Londoner, Londres
  • Bar de hotel mais alto da Europa Ocidental, o Gong, Londres
  • O acolhedor Register Club, Edimburgo

Compras 

  • Uma das lojas mais peculiares da Grã-Bretanha, a Selfridges at the Bullring, Birmingham
  • O luxo da Fortnum & Mason, Londres
  • O ícone britânico de luxo, a Harrods, Londres
  • Liberty, o centro de compras em estilo Tudor, Londres
  • Conhecida como um dos principais pontos de compras de Manchester e da Grã-Bretanha, a King Street, Manchester
  • Variedade de boutiques globais na Multrees Walk, Edimburgo