O Hilton Rio de Janeiro Copacabana celebrou, no mês de abril, a formatura da segunda turma de alunos do projeto Pretonomia. Essa iniciativa gratuita visa capacitar profissionais pretos e moradores de regiões periféricas do Rio de Janeiro para integrá-los ao mercado de trabalho, com foco especial na área gastronômica. O projeto é uma extensão do curso de gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conta com a parceria do Hilton Copacabana e do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ).

A segunda turma do Pretonomia recebeu 277 inscrições, formando 16 profissionais ao final de um curso com duração de 4 semanas. As aulas, compostas por teoria e prática, abrangeram diversas áreas da culinária, cidadania e gestão, com ênfase em empreendedorismo. Todas as atividades foram conduzidas no Hilton Copacabana, sob a orientação do Chef Pablo Ferreyra, chef executivo e coordenador do curso no hotel.

O Hilton Copacabana foi premiado pela rede Hilton como uma das organizações que têm gerado um impacto positivo nas comunidades locais, reconhecimento que destaca a importância e eficácia do projeto Pretonomia.

Para Tereza Guimarães, diretora de Recursos Humanos Cluster do Hilton Rio de Janeiro Copacabana, o projeto é motivo de orgulho para o hotel, “É uma honra ser parceiro de um projeto tão importante que atua como agente transformador do mercado da gastronomia e da vida das pessoas. Esperamos que o Pretonomia seja um exemplo de cidadania, inclusão social e oportunidade na sociedade”.

Além de oferecer o espaço para as aulas teóricas e práticas, o hotel também contribui com auxílio para transporte, café da manhã, almoço e itens essenciais para os uniformes dos alunos.

Breno Cruz, idealizador da iniciativa, destaca o sucesso do curso, “A segunda turma do Pretonomia teve toda a potência da nossa ancestralidade de diferentes formas. A parceria com o Hilton Copacabana foi muito importante para a construção dessa linda história”.

Os depoimentos dos alunos refletem a relevância e impacto positivo do projeto Pretonomia em suas vidas e carreiras. Cenira Cecilio compartilha sua experiência, “Minha experiência foi maravilhosa. Aprendemos sobre a gastronomia na prática e tivemos uma parte teórica muito enriquecedora. Pretonomia é sinônimo de acolhimento”.

Ana Paula Figueiredo, empreendedora e criadora do Ela Quituteira, ressalta a importância do curso em sua trajetória profissional, “Participar do Pretonomia foi um divisor de águas na minha vida. Estou no caminho certo para a construção do meu sonho”.